Tontura: Uma Abordagem Diagnóstica

Na edição de 15 de agosto de 2010 da American Family Physician há uma análise clínica intitulada Tontura: Uma Abordagem Diagnóstica, de Robert E Post e Lori M Dickerson, que tem como início: “A tontura é responsável por cerca de 5% das visitas na atençao básica. O histórico do paciente pode, normalmente, classificar a tontura em uma das quatro categorias: vertigem, desequilíbrio, pré-síncope ou desfalecimento. As principais causas de vertigem são vertigem posicional paroxística benigna, doença de Meniere, neurite vestibular, e labirintite. Muitos medicamentos podem causar pré-síncope e a posologia deve ser avaliada em pacientes com esse tipo de tontura. O mal de Parkinson e neuropatia diabética devem ser considerados no diagnóstico de desequilíbrio. Transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade, e síndrome de hiperventilação, podem causar desfalecimento. O diagnóstico diferencial da tontura pode ser estreitado com testes de exame físico de fácil realização, incluindo a avaliação de nistagmo, a manobra Dix-Hallpike e testes de pressão sanguínea ortostática. Exames laboratoriais e radiografia têm um papel mínimo no diagnóstico. O diagnóstico final não é obtido em cerca de 20% dos casos.

“O tratamento da vertigem inclui a manobra de Epley (reposição canalítica) e a reabilitação vestibular para vertigem posicional paroxística benigna, dexametasona intra-timpânica para a doença de Meniere, e esteroides para neurite vestibular. Hipotensão ortostática que causa pré-síncope pode ser tratada com agonistas alfa, mineralocorticoides ou mudanças no estilo de vida. O desequilíbrio e o desfalecimento podem ser suavizados ao se tratar a causa subjacente”.

Para ler a análise completa, clique aqui.

American Family Physician 82(4):361-368 © 2010 by the American Academy of Family Physicians
Tontura: Uma Abordagem Diagnóstica. Robert E Post e Lori M Dickerson. Correspondências a Robert Post: rpostmd@gmail.com

Categoria: H. Ouvido, N. Neurológico. Palavras-chave: tontura, diagnóstico, análise clínica.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália Publicado em Global Family Doctor em 18 de outubro de 2011