A vacinação contra a influenza A pandêmica está relacionada à síndrome de Guillain-Barré?

Pesquisadores europeus examinaram se existe uma relação entre a vacinação contra a influenza A pandêmica (H1N1) em 2009 e a síndrome de Guillain-Barré. Eles inscreveram 104 pacientes com síndrome de Guillain-Barré e síndrome de Miller- Fisher (uma variante) correspondentes a um ou mais controles combinados em um estudo de caso-controle.

Os pesquisadores descobriram que: “O recrutamento do caso e a cobertura da vacina variaram consideravelmente entre os países. As vacinas mais comumente usadas foram as adjuvantes (Pandemrix e Focetria). A estimativa de risco agrupado não ajustado para todos os países foi de 2,8. Depois do ajuste para doença semelhante à influenza/infecção no trato respiratório superior e para a vacinação contra a influenza sazonal, o recebimento da vacina contra a influenza pandêmica não foi associado com um risco maior para a síndrome de Guillain-Barré (odds ration ajustada 1,0), O intervalo de confiança de 95% mostra que o efeito absoluto da vacina poderia variar de um caso evitado da síndrome de Guillain-Barré até três casos de excesso em seis semanas após a vacinação em um milhão de pessoas.”

Os pesquisadores concluíram que: “O risco de ocorrência da síndrome de Guillain-Barré não aumentou após a vacina contra a pandemia de gripe, embora o limite superior não exclua um aumento potencial no risco de até 2,7 vezes ou três casos de excesso a cada um milhão de pessoas vacinadas. Ao analisar a associação entre as vacinas contra a gripe pandêmica e a síndrome de Guillain-Barré, é importante justificar os efeitos da doença semelhante à gripe/infecção no trato respiratório superior, da vacina contra a gripe sazonal e do tempo corrido.”

Este estudo de caso-controle não encontrou nenhuma associação entre a vacina contra a gripe pandêmica A (H1N1) e a síndrome de Guillain-Barré.


Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 343:d3908, 12 July 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Guillain-Barré syndrome and adjuvanted pandemic influenza A (H1N1) 2009 vaccine: multinational case-control study in Europe. Jeanne Dieleman, Silvana Romio, Kari Johansen, et al.
Correspondências para Miriam Sturkenboom: m.sturkenboom@erasmusmc.nl

Categoria: B. Sangue/Mecanismos Imunológicos, N. Neurológico. Palavras-chave: influenza, H1N1, pandêmica, vacinação, síndrome de Guillain-Barré, estudo de caso-controle, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 12 de agosto de 2011