Iniciação à terapia com alopurinol: precisamos saber o tipo de HLA?

A hipersensibilidade induzida por alopurinol (HA) raramente pode se manifestar como Síndrome de Steven-Johnson (SSJ) ou Necrólise Epidérmica Tóxica (NET), que têm altas taxas de mortalidade. Menos grave, mas ainda significante, as reações de hipersensibilidade sistêmica e da pele fazem parte do espectro da HA. Cem por cento do grupo étnico chinês Han com SSJ/NET devido ao alopurinol descobriram ser heterozigotos em relação ao antígeno leucócito humano (HLA-B5801), a taxa de dissemninação deste alelo na população chinesa hen vem sendo aproximadamente 15%. A associação revelou ser mais fraca em pessoas brancas cuja taxa de dissemninaçao do HLA0B5801 é menor que 6%. Os pesquisadores da Austrália examinaram a relação entre as diferentes reações cutaneas de hipersensibilidade ao alopurinol e o locus do HLA-B em pacientes australianos. Eles examinaram 23 pacientes com HA.

Cinco dos seis pacientes australianos com SSJ/NET eram heterozigotos em relação ao HLA-B5801 e quatro originários do sudeste da Ásia. Cinco pacientes com HA e sem SSJ/NET eram brancos e apenas um destes teve resultado positivo para o HLA-B5801. Doze pacientes com exantema maculopapular induzido por alopurinol tiveram resultado negativo para o HLA-B5801, incluindo um paciente do sudeste da Ásia.

Os pesquisadores concluíram que: “Casos de HA manifestados como SSJ/NET nos australianos são mais prováveis de acontecer naqueles com herança asiática. O local do teste de rotina para o HLA-B5801 antes do início da terapia com alopurinol requer mais investigação. Entretanto, os pacientes de origem chinesa Hen iniciando o uso de alopurinol devem ser informados sobre o teste e que podem optar por sua realização, pois há medicamentos hiperuricêmicos alternativos, tais como probenecida, reduzindo o rico de reação catastrófica ao alopurinol.”

Uma reação desagradável pode ser prevenida.

Para o artigo completo, clique aqui.

Internal Medicine Journal publicado online em 25 de julho de 2011 © 2011 Royal Australasian College of Physicians
Initiating allopurinol therapy: do we need to know the patient’s HLA status?. Ming-Han H Lee, Sophie L Stocker, Jacqueline Anderson et al. Correspondências para Richard Day: r.day@unsw.edu.au

Categoria: M. Músculo-esquelético. Palavra-chave alopurinol, HLA-B5801, reação de hipersensibilidade, reação de hipersensibilidade induzida por droga, DRESS, Síndrome de Steven-Johnson, Necrólise Epidérmica Tóxica, estudo de coorte, Journal Watch.

Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 12 de agosto de 2011