O impacto da angiografia coronária por tomografia computadorizada em um coorte de baixo risco

Estes investigadores americanos e sul-coreanos estudaram pacientes que assintomas em um programa de saúde de triagem. A população que foi estudada era composta por 1000 pacientes que passaram por angiotomografia coronariana computadorizada (ATCC) como parte de um estudo realizado anteriormente e um outro grupo controle de 1000 que não passou por esse exame. Eles avaliaram o uso de medicamentos, encaminhamentos a testes secundários, revascularizações e eventos cardiovasculares em 90 dias e 18 meses.
Eles descobriram que: "Um total de 215 pacientes no grupo da ATCC tinha aterosclerose coronária (ATCC positivo). O uso de medicação foi aumentado no grupo ATCC positivo em comparação com os ATCC negativos (sem aterosclerose) e grupos de pacientes em 90 dias (uso de estatina, 34% contra 5% contra 8%, respectivamente; uso de aspirina, 40% contra 5% contra 8%, respectivamente), e 18 meses (uso de estatina, 20% contra 3% contra 6%, respectivamente; uso de aspirina, 26% contra 3% contra 6%, respectivamente). Após ajustes de riscos multivariáveis, o odds ratio para o uso de estatina e aspirina no grupo ATCC positivo em 18 meses foram 3,3 e 4,2, respectivamente. Em 90 dias, no total de ATCC versus controle, houve mais testes secundários (55 {5%} contra 22 {2%}) e revascularizações (13 {1%} contra 1 {0,1%}). Um evento cardiovascular ocorreu em cada grupo em 18 meses."

Os autores concluíram: "Um teste triagem anormal de ATCC foi preditivo ao aumento no uso de aspirina e estatina em 90 dias e 18 meses, embora os uso de medicação tenha diminuído com o tempo. A triagem com ATCC foi associada ao aumento de testes invasivos, sem qualquer diferença em eventos em 18 meses. A triagem com ATCC não deve ser considerada um teste justificável nessa altura."
 

A ATCC não é comprovadamente benéfica no exame de pacientes de baixo risco, mesmo quando leva ao uso crescente de farmacoterapia como prevenção de eventos cardiovasculares.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(14):1260-1268, 25 July 2011 © 2011 para a American Medical Association
Impact of Coronary Computed Tomographic Angiography Results on Patient and Physician Behavior in a Low-Risk Population. John W. McEvoy, Michael J. Blaha, Khurram Nasir, et al. Correspondência a Dr. Hyuk-Jae Chang: ross1042@gmail.com

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: tomografia computadorizada de angiografia coronária, ATCC, prevenção, estatina, aspirina, eventos cardiovasculares, estudo de coorte, Journal Watch.

Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 9 de agosto de 2011