Prevenção, diagnóstico e tratamento da síndrome da serotonina

Na primeira edição da American Family Physician há uma análise clínica de nome Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Serotonina (Prevention, Diagnosis, and Management of Serotonin Syndrome) por Adrienne Z Ables e Raju Nagubilli que começa desta forma: "A síndrome da serotonina é uma condição potencialmente fatal causada por atividade serotoninérgica excessiva no sistema nervoso. É caracterizada por mudanças do estado mental, instabilidade autônoma, e hiperatividade neuromuscular. A maioria dos casos relatados de síndrome da serotonina ocorre em pacientes que usam múltiplas drogas serotoninérgicas ou que sofreram exposição considerável a uma única droga com maior concentração de serotonina. O diagnóstico é feito usando os Critérios de Busca à Toxicidade da Serotonina, que requerem a presença de uma das seguintes características clássicas ou grupo de características: clônus espontâneo; clônus induzível com agitação ou diaforese; espasmo clônico ocular com agitação ou diaforese; tremores e hiperreflexia; ou hipertonia, temperatura acima de 38°C (100.4° F), e espasmo clônico ocular ou induzível.

"A maior parte dos casos de síndrome da serotonina é branda e pode ser tratada com a retirada do agente causador e repouso. Benzodiazepínicos podem ser usados para conter tremores e agitação. A Ciproeptadina pode ser usada como antídoto. Pacientes com casos de síndrome da serotonina moderados ou severos devem ser hospitalizados. Casos muitos severos podem necessitar de paralisia neuromuscular, sedação e intubação. Sendo a síndrome da serotonina identificada e as complicações tratadas adequadamente, o prognóstico é favorável. "

Para a análise completa, clique aqui .

American Family Physician 81(9):1139-1142 © 2010 pela American Academy of Family Physicians

Prevention, Diagnosis, and Management of Serotonin Syndrome. Adrienne Z Ables e Raju Nagubilli. Correspondências a Adrienne Ables: azables@srhs.com

Categoria: A. Geral/Não especificado. Palavras-chave: prevenção, diagnóstico, tratamento, síndrome da serotonina, análise clínica.

Sinopse editada por, Melbourne, Postado em Global Family Doctor 12 de Agosto de 2011