Problemas da marcha em pacientes idosos

Na edição de julho de 2011 da Canadian Family Physician há uma análise clínica de nome Manejo no consultório de distúrbios da macha em idosos (Office management of gait disorders in the elderly) por Robert Lam que começa da seguinte maneira: "Marcha e distúrbios de equilíbrio nos idosos são difíceis de serem reconhecidos e diagnósticados por médicos de família. Como muitas outras síndromes geriátricas, problemas na marcha são inicialmente apresentados através de manifestações sutis e indiferenciadas, e suas causas são geralmente multifatoriais, com múltiplas doenças se desenvolvendo ao mesmo tempo. Para complicar a questão ainda mais, essas manifestações podem ser camufladas em pacientes idosos pelas mudanças fisiológicas associadas ao envelhecimento normal. É normal posturas mudarem na terceira idade, resultando em um passo mais lento, mais curto e mais largo. Independentemente disso, essas mudanças físiológicas naturais não devem afetar a funçao global e participação em atividades habituais do idoso.

"Associados a um histórico de quedas anteriores, equilíbrio e alteração na marcha são considerados fatores de risco para futuras quedas em idosos. As quedas dos idosos de Ontario resultaram em mais de 850 internações hospitalares em 2008, e a maior parte delas ocorreram no domicílio devido escorregões ou tropeços. Diretrizes de práticas clínicas recém-publicados baseadas em opiniões de especialistas e consenso recomendam que se pergunte e que se realizem exames com relação a problemas de equilíbrio e na marcha pelo menos uma vez ao ano nos idosos. Este folheto fornecerá instruções práticas para uso no consultório de medicina de família para manejo dos distúrbios damarcha nos idosos.”

Para a análise completa, clique aqui.

Canadian Family Physician 57 (7): 771-776 © 2011 pelo The College of Family Physicians of Canada
Office management of gait disorders in the elderly. Robert Lam. Correspondências a Robert Lam: robert.lam@uhn.on.ca

Categoria: M. Músculo-esquelético, N. Neurológico. Palavras-chave: marcha, quedas, idosos, equilíbrio, juntas, antálgico, análise clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Postado em Global Family Doctor 9 de agosto de 2011