Quão precisas são as tomografias computadorizadas na detecção da hemorragia subaracnóide?

O surgimento súbito de dor de cabeça severa pode ser um sinal de hemorragia subaracnóide. Estes pesquisadores canadenses examinaram tomografias computadorizadas modernas em possíveis casos de hemorragia subaracnóide. Eles realizaram um estudo de coorte prospectivo baseado em departamentos de atendimentos de emergência terciários, envolvendo adultos neurologicamente intactos com dores de cabeça que sugerissem hemorragia subaracnóide (recentes, agudas, picos em menos de uma hora após o surgimento).

Os pesquisadores descobriram que: "Dos 3132 pacientes inscritos (idade média de 45.1anos, 2571 (82,1%) com a pior dor de cabeça que já tiveram), 240 tinham hemorragia subaracnóide (7,7%). A sensibilidade geral da tomografia computadorizada na detecção de hemorragia subaracnóide foi de 92,9%, a especificidade foi de 100%, o valor preditivo negativo foi de 99,4%, e o valor preditivo positivo foi de 100%. Dos 953 pacientes escaneados dentro de seis horas desde o surgimento da dor de cabeça, todos os 121 pacientes com hemorragia subaracnóide foram identificados através de tomografia computadorizada, produzindo uma sensibilidade de 100%, especificidade de 100%, valor preditivo negativo de 100%, e valor preditivo positivo de 100%."

Os pesquisadores concluíram: "As tomografias computadorizadas modernas de terceira geração são extremamente precisas na identificação de hemorragia subaracnóide quando o teste é realizado dentro de seis horas após o surgimento e interpretado por um radiologista qualificado."

Tomografias computadorizadas modernas são muito precisas na detecção de hemorragia subaracnóide, especialmente se feitas durante as seis primeiras horas dos sintomas

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 343:d4277, 18 July 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Sensitivity of computed tomography performed within six hours of onset of headache for diagnosis of subarachnoid haemorrhage: prospective cohort study. Jeffrey J Perry, Ian G Stiell, Marco L A Sivilotti, et al. Correspondência a J J Perry: jperry@ohri.ca

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: hemorragia subaracnóide, dor de cabeça, enxaqueca, diagnóstico, tomografia computadorizada, estudo de coorte prospectivo, Journal Watch.

Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 9 de agosto de 2011