Que elementos históricos são úteis no comprometimento cognitovo leve?

O comprometimento cognitivo leve (CCL) pode ser muito difícil de se detectar, e variavelmente pode progredir à demência. Pesquisadores espanhóis examinaram os itens históricos gerais para o valor prognóstico e diagnóstico através de um estudo de coorte. Eles observaram prospectivamente pacientes com 50 anos de idade ou mais em relação ao declínio cognitivo e avaliaram as co-morbidades psiquiátricas, clínicas e demográficas, o histórico familiar e resultados de exames físicos. Os diagnósticos do CCL e demência em estágio inicial e em um ano foram feitos por um neurologista.

Os pesquisadores relatam: “Cento e setenta e seis pacientes foram analisados, dos quais 81 (46,0%) tinham CCL e 18 (10,2%) tinham demência no início do estudo. Após 1 ano, 8 (9,9%) pacientes com CCL progrediram à demência, mas 48 (59,3%) reverteram à cognição normal. Idade avançada, fonte de sintomas (informados ou médico de cuidados primários), escolaridade baixa e de curta duração foram associados com a CCL e a demência no início do estudo. A baixa escolaridade previu a progressão para demência em pacientes com CCL e menos condições clínicas crônicas e idades menores prognosticaram a reversão da CCL para a cognição normal.“

Os pesquisadores concluíram que: “Os dados clínicos normalmente coletados no histórico clínico por um médico de cuidados primários são úteis para detectar pacientes com CCL e demência, além de prognosticar o resultado de CCL.”

Este estudo identifica os elementos de um histórico completo que pode ser importante no prognóstico em casos de comprometimento cognitivo leve.

Para o artigo completo, clique aqui.

Family Practice 28(4):385-392, Agosto de 2011 © 2011 Oxford University Press
Mild cognitive impairment and dementia in primary care: the value of medical history. Javier Olazarán, Pedro Torrero, Isabel Cruz, et al. Correspondências para Javier Olazarán: javier@mariawolff.es

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: comprometimento cognitiva leve, CCL, demência, histórico, escolaridade, estudo de coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 12 de agosto de 2011