Resultados de longo prazo da banda gástrica ajustável por laparoscopia

Estes investigadores belgas procuraram determinar a eficácia a longo prazo e o nível de segurança da banda gástrica ajustável por laparoscopia (BGAL) no tratamento de obesidade mórbida. A coorte deles consistia em 151 pacientes consecutivos que receberam os benefícios da BGAL entre janeiro de 1994 e dezembro de 1997 avaliados pelo menos 12 anos após o procedimento inicial.

Eles descobriram que: "A idade média dos pacientes era de 50 anos faixa dos 28 aos 73 anos). A mortalidade operatória geral foi zero. No geral, a taxa de acompanhamento foi de 54,3% (82 de 151 pacientes). A longo prazo a mortalidade por causas não relacionadas foi de 3,7%. Vinte e dois por cento dos pacientes passaram por pequenas complicações, e 39% passaram por grandes complicações (28% sofreram erosão da banda). Dezessete por cento dos pacientes tiveram suas cirurgias trocadas pela passagem gástrica Y de Roux. De forma geral a (intenção de tratar) média de peso em excesso perdido foi de 42,8% (de 24% a 143%). Trinta e seis pacientes (51,4%) ainda possuíam a banda, e a média de perda peso em excesso deles foi de 48% (de 38% a 58%). No geral, o índice de satisfação foi bom para 60,3% dos pacientes. A pontuação de qualidade de vida (utilizando a Análise Bariátrica e o Sistema de Resultados Relatados) foi neutra."

Os autores concluíram: "Com base no acompanhamento de 54,3% dos pacientes, a BGAL parece resultar na perda média de peso excessivo de 42,8% após 12 anos ou mais. Dos 78 pacientes, 47 (60,3%) estavam satisfeitos e o índice de qualidade de vida foi neutro. No entanto, já que quase 1 em cada 3 pacientes sofreram erosão da banda, e que quase 50% dos pacientes solicitaram a remoção da banda (contribuindo para uma taxa de reoperação de 60%), os resultados de longo prazo da BGAL são relativamente fracos."

Os resultados são ainda menos positivos se levado em consideração que o grupo dos que não fizeram acompanhamento pode ter sido menos bem sucedido.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Surg 146(7):802-807, July 2011 © 2011 para a American Medical Association
Long-term Outcomes of Laparoscopic Adjustable Gastric Banding. Jacques Himpens, Guy-Bernard Cadière, Michel Bazi, Michael Vouche, Benjamin Cadière, Giovanni Dapri. Correspondência a Dr. Himpens: jacques_himpens@hotmail.com

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: obesidade, cirurgia bariátrica, laparoscópico ajustável, banda gástrica, resultados de longo prazo, estudo de coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 9 de agosto de 2011