Tratamento com beta-bloqueadores para doença cardíaca não muito adverso para DPOC

A doença cardiovascular (DCV) é a causa principal de morte no mundo todo. Os medicamentos beta-bloqueadores têm um benefício de sobrevivência bem estabelecido para o infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca. Entretanto, a DCV frequentemente coexiste com a doença pulmonar obstrutiva crônica das vias aéreas (DPOC), doença em que o uso de beta-bloqueadores é tradicionalmente evitado. Pesquisadores da Austrália buscaram investigar os efeitos respiratórios adversos associados ao tratamento com beta-bloqueadores a longo prazo em pacientes com doença cardíaca, e alto risco presumido de DPOC. Neste estudo coorte prospectivo, os pacientes admitidos com doença cardíaca aguda foram recrutados da unidade de cardiologia de um hospital de referência terciária. O cardiologista determinou o tratamento com beta-bloqueador, independente do estudo. Sessenta e quatro pessoas participaram, 30 das quais receberam beta-bloqueadores.

Os beta-bloqueadores não afetaram de forma adversa a espirometria, os sintomas respiratórios ou a sobrevivência. Entretanto, considerando duas categorias de exacerbações respiratórias (com base em sintomas versus tratadas), indivíduos que fizeram uso dos beta-bloqueadores acumularam um risco anual maior (RR 1,30 e RR 1,37) e concluíram com um risco geral maior (RR 3,67 e RR,4.03), em comparação com o grupo que não fez uso dos beta-bloqueadores.

Os pesquisadores concluíram que: "O tratamento com beta-bloqueadores a longo prazo não afetou de maneira adversa a função pulmonar, os pontos de sintomas respiratórios ou sobrevivência, mas foi associado a um risco maior de exacerbações respiratórias. "

Em geral, se os beta-bloqueadores foram necessários por motivos cardíacos, eles não foram ‘tão ruins’ para os pacientes com DPOC.

Para o artigo completo, clique aqui.

Internal Medicine Journal publicado online em 25 de julho de 2011 © 2011 Royal Australasian College of Physicians
Investigating the adverse respiratory effects of beta-blocker treatment: six years of prospective longitudinal data in a cohort with cardiac disease. Belinda Cochrane, Steve Quinn, Haydn Walters e Iven Young. Correspondências para Belinda Cochrane: belindacochrane@bigpond.com

Categoria: K. Circulatório, R. Respiratório. Palavras-chave: beta-bloqueadores, adrenérgicos, doenças cardíacas, efeitos indesejáveis, exacerbação de doença, DPOC, estudo de coorte prospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 12 de agosto de 2011