Triagem de demência por telefone

Estes autores dos Estados Unidos buscaram determinar a precisão de uma entrevista por telefone em classificar (1) participantes com demência de participantes sem, (2) participantes com comprometimento cognitivo de participantes sem, e (3) participantes com comprometimento cognitivo leve (CCL) daqueles sem e (4) CCL numa amostra de uma comunidade educacional e etnicamente diversa. A amostra consistia em 377 (30,5% de brancos não hispânicos, 34,7% de negros não hispânicos, e 33,7% de hispânicos caribenhos) adultos de idade avançada. As verificações de demência e CCL foram baseadas em entrevistas em pessoa.

Eles descobriram que: "A amostra incluía 256 pessoas (67,9%) com cognição normal, 68 (18,0%) com CCL, e 53 (14,1%) com demência. A validade do TICS (Telephone Interview for Cognitive Status- Entrevista por telefone para estado cognitivo) foi comparável entre brancos não hispânicos, negros não hispânicos, e hispânicos. Entre brancos não hispânicos, o DQ (questionário de demencia) obteve melhor discriminação das pessoas com demência daqueles sem e daqueles com CCL do que em outros grupos raciais/étnicos. Os testes por telefone fizeram uma melhor discriminação quando usados para discernir participantes com demência de participantes sem (88% de sensibilidade e 87% de especificidade para o TICS; 66% de sensibilidade e 89% de especificidade para o DQ) e quando usados para diferenciar participantes cognitivamente normais daqueles com comprometimento cognitivo (isto é, CCL e demência combinados; 73% de sensibilidade e 77% de especificidade para o TICS; 49% de sensibilidade e 82% de especificidade para o DQ). Quando estatísticas e testes de memória prévios eram usados para calcular a probabilidade de testes preliminares, a consideração das medidas através do telefone aumentaram a validade do diagnóstico de forma significativa."

Os autores concluíram: "O TICS tem alto valor diagnóstico para identificação de demência entre adultos mais velhos de etnias diversas, em especial quando apoiado no DQ e dados preliminares disponíveis. No entando, os testes através do telefone não puderam distinguir com segurança comprometimento cognitivo leve de cognição normal."

Triagem de demência por telefone poderiam ter aplicações na saúde pública.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Neurol 68(5):607-614, maio de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Telephone-Based Identification of Mild Cognitive Impairment and Dementia in a Multicultural Cohort. Jennifer J. Manly, Nicole Schupf, Yaakov Stern, Adam M. Brickman, Ming- X. Tang, Richard Mayeux.

Categoria: N. Neurológica. Palavras-chave: demência, comprometimento cognitivo, entrevistas por telefone, estudo de teste diagnóstico, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 12 de agosto de 2011