Uma forma na qual a PCMH pode aumentar o número de exames preventivos

Casa médica centrada no paciente (patient-centered medical home – PCMH) tem sido apontado como modelo para atenção primária. Pesquisadores americanos examinaram se ela fornece benefícios de serviços preventivos através de maior acesso a consultas e aconselhamentos por telefone (acesso de primeiro contato). Eles realizaram uma análise secundária dos dados do estudo longitudinal de Wisconsin em 5507 adultos que estavam sendo tratados por médicos de forma contínua.

Os pesquisadores descobriram que: "Dezoito por cento da amostra recebiam cuidados através de acesso de primeiro contato. Em análises multivariáveis, após ajuste, pessoas que haviam tido acesso de primeiro contato eram mais prováveis de terem recebido um exame de próstata (razão de chance {RC}, 1,62), vacina contra a gripe (RC, 1,36), e um teste de colesterol (RC, 1,6) durante o ano passado. Não houve diferença em relação a mamografias (OR, 1,23)."

Os pesquisadores concluíram: "Em casas de cuidados primários centrado no paciente, a acessibilidade de primeiro contato traz benefícios, além da continuidade do tratamento com um médico, no aumento de recebimento de testes preventivos. Em meio a crescente demanda de cuidados primários e recursos limitados disponíveis para transformar a PCMH numa clínica, existe a necessidade de estudos mais profundos da relação entre princípios específicos da PCMH e como eles agem na prática."

Elementos da PCMH podem aumentar a prestação de serviços preventivos

Para o artigo completo, clique aqui.

The Journal of the American Board of Family Medicine 24(4):351-359, July 2011 © 2011 American Board of Family Medicine
Preventive Service Gains from First Contact Access in the Primary Care Home. Nancy Pandhi, Jennifer E. DeVoe, Jessica R. Schumacher, et al. Correspondência a Nancy Pandhi: nancy.pandhi@fammed.wisc.edu

Categoria HSR. Pesquisa dos Serviços de Saúde. Palavras-chave: PCMH, exames preventivos, acesso, primeiro contato, imunizações, estudo longitudinal, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 9 de agosto de 2011