Menor sobrevivência com câncer retal se vivendo longe de instalações

O objetivo deste estudo descritivo com base na população utilizando dados do Queensland Cancer Registry (Registro sobre o Câncer de Queensland), envolvendo todos os pacientes com idades entre 20 e 79 anos (n = 6848) diagnosticados com câncer retal invasivo entre 1 de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2006, por pesquisadores australianos foi o de determinar se existe uma associação entre a distância das instalações de radioterapia e os resultados de sobrevivência de pessoas diagnosticadas com câncer retal.

A causa específica de 5 anos de sobrevivência foi de 62%; esta foi fortemente influenciada pelo estágio do diagnóstico (American Joint Committee on Cancer [Comissão Conjunta Americana do Câncer] , Estágios I-IV), variando de 86% (Estágio I) até 9% (Estágio IV). Após ajuste por idade, sexo e estágio do diagnóstico, pacientes que viviam a 100-199 km, 200-399 km e 400 km ou mais das instalações de radioterapia foram de 16%, 30% e 25%, respectivamente, mais prováveis de morrer de câncer retal do que pacientes vivendo a 50 km de tal instalação. Em média, houve um aumento de 6% no risco de mortalidade para cada 100 km de aumento da distância até a instalação de radioterapia. Modelos de fragilidade compartilhados mostraram que esta associação persistiu após ajuste da correlação entre pacientes com câncer individualmente morando na mesma distância ou categorias de áreas e níveis de condições socioeconômicas.

Os pesquisadores concluíram que: “Enquanto a centralização dos serviços para tratamento do câncer possui méritos, nossos estudos fornecem evidências de uma sobrevivência menor para pessoas com câncer retal que moram relativamente distantes das instalações de radioterapia. Permanece uma prioridade desenvolver e implementar políticas, medidas clínicas e culturais para reduzir a sobrecarga enfrentada pelos pacientes com câncer retal que morem distantes e em regiões rurais.”

Mesmos impostos… não o mesmo serviço.

Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 195(6):350-354, 19 Setembro de 2011 © The Medical Journal of Australia 2010
Distance to the closest radiotherapy facility and survival after a diagnosis of rectal cancer in Queensland. Peter D Baade, Paramita Dasgupta, Joanne F Aitken and Gavin Turrell. Correspondência para Peter Baade: peterbaade@ cancerqld.org.au

Categoria: PSS. Planos de Serviço de Saúde. Palavras-chave: distância, radioterapia, sobrevivência, câncer retal, tratamento, estudo descritivo com base na população, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 14 de outubro de 2011