Mudança de VEF1 ao longo do tempo para DPOC

Uma característica fundamental da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma acelerada taxa de declínio no volume expiratório forçado em 1 segundo (VEF1). Estes autores de diversos países analisaram as mudanças na VEF1 após a administração de um broncodilatador durante um período de 3 anos em 2163 pacientes. Eles avaliaram os possíveis preditores tanto dos níveis de VEF1 quanto de suas mudanças ao longo do tempo.

Eles descobriram que: “A taxa média de mudança na VEF1 foi um declínio de 33 ml por ano, com variação significativa dentre os países estudados. O desvio padrão entre o paciente para a taxa de declínio foi de 59 ml por ano. Durante o período de estudo de 3 anos, 38% dos pacientes tiveram um decréscimo estimado na VEF1 de mais de 40 ml por ano, 31% tiveram um decréscimo de 21 a 40 ml por ano, 23% tiveram uma mudança na VEF1 que variou de um decréscimo de 20 ml per ano para um aumento de 20 ml por ano, e 8% tiveram um aumento de mais de 20 ml por ano. A taxa média de decréscimo na VEF1 foi de 21 ml por ano maior em fumantes atuais do que em não fumantes atuais, 13 ml por ano maior em pacientes com enfisema do que naqueles sem enfisema, e 17 ml por ano maior em pacientes com reversibilidade broncodilatadora do que naqueles sem reversibilidade.”

Os autores concluíram que: “A taxa de mudança na VEF1 entre pacientes com DPOC é altamente variável, com grandes taxas de decréscimo entre fumantes atuais, pacientes com reversibilidade broncodilatadora e pacientes com enfisema.”

Esta informação pode ser útil ao discutir o prognóstico da DPOC com os pacientes.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 365:1184-1192, 29 de setembro de 2011 © 2011 para Massachusetts Medical Society
Changes in Forced Expiratory Volume in 1 Second over Time in COPD. Jørgen Vestbo, Lisa D. Edwards, Paul D. Scanlon, et al. Correspondência para Dr. Vestbo: jvestbo@dadlnet.dk

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: doença pulmonar obstrutiva crônica, DPOC, volume expiratório forçado em um segundo, VEF1, broncodilatador, tabagismo, prognóstico, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 11 de outubro de 2011