Lembretes REM para melhorar os cuidados preventivos em relação aos idosos

A maioria dos pacientes idosos não recebe os cuidados preventivos recomendados, cuidados agudos e cuidados para condições crônicas. Estes autores americanos conduziram um ensaio clínico controlado para avaliar a efetividade dos lembretes do Registro Médico Eletrônico (RME), com ou sem painel de gerenciamento, em uma intermediação nos cuidados da saúde designados, triagem de osteoporose e vacinas pneumocócica e de gripe em pacientes com mais de 65 anos. Médicos foram designados a 1 dos 3 tipos a seguir: lembrete REM, lembrete REM mais painel de gerenciamento, ou controle. Eles avaliaram a conclusão das práticas recomendadas durante o período de 1 ano.

Eles descobriram que: “Entre pacientes que ainda não haviam recebido o cuidado recomendado, a intermediação nos cuidados à saúde foi designada a 6,5% dos pacientes no grupo de controle, 8,8% do grupo de lembrete REM, e 19,7% do grupo de lembrete REM mais painel de gerenciamento. Rastreamento da densidade óssea foi concluído em 17,7% dos pacientes no grupo de controle, 19,7% no grupo de lembrete REM e 30,5% do grupo de lembrete REM mais painel de gerenciamento. A vacina pneumocócia foi administrada a 13,1% dos pacientes no grupo de controle, 19,5% do grupo de lembrete REM e 25,6% do grupo de lembrete REM mais painel de gerenciamento. A vacina da gripe foi administrada a 46,8% dos pacientes no grupo de controle, 56,5% do grupo de lembrete REM e 59,7% do grupo de lembrete REM mais painel de gerenciamento. Os resultados foram similares quando ajustados para o desempenho individual do médico no ano anterior, idade do paciente, sexo do paciente, anos aos cuidados do médico e número de visitas.”

Os autores concluíram: “Lembretes de registro médico eletrônico por si só facilitou a melhora nas taxas de vacinação e, quando implementado com o painel de gerenciamento, facilitou uma melhora maior nas taxas de vacinação e impulsionou as taxas de intermediação nos cuidados da saúde designados e rastreamento da densidade óssea.”

Interessante lembrar que lembretes eletrônicos por si só não bastam para aumentar as taxas em relação a serviços mais complexos.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(17):1552-1558, 26 de setembro de 2011 © 2011 para o American Medical Association
Electronic Medical Record Reminders and Panel Management to Improve Primary Care of Elderly Patients. Timothy S. Loo, Roger B. Davis, Lewis A. Lipsitz, et al. Correspondência para Dr. Loo: tloo@bidmc.harvard.edu

Categoria: PSS. Pesquisa de Serviços de Saúde Palavras-chave: serviços preventivos, idosos, registros eletrônicos, lembretes, vacinação, densitometria óssea, intermediação nos cuidados da saúde, ensaio clínico controlado randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 11 de outubro de 2011