Café, cafeína e redução no risco de depressão entre mulheres

Cafeína é o estimulante do sistema nervoso central mais amplamente utilizado, com aproximadamente 80% consumido na forma de café. Estes autores americanos relataram sobre um estudo de coorte prospectivo com um total de 50.739 mulheres americanas (idade média, 63 anos) livres de sintomas de depressão no início do estudo em 1996 e continuaram até junho de 2006. O consumo de café foi medido por questionários validados, completos de 1 de maio de 1980 até 1 de abril de 2004, e computado como consumo médio cumulativo com aplicação de um período de latência de 2 anos. A depressão clínica foi definida como depressão auto relatada diagnosticada pelo médico e o uso de antidepressivos.

Eles descobriram que: “Durante 10 anos de acompanhamento (1996-2006), 2.607 casos incidentes de depressão foram identificados. Comparado com mulheres que consomem 1 ou menos xícaras de café com cafeína por semana, o risco relativo multivariado de depressão foi de 0,85 para aquelas que consomem 2 a 3 xícaras por dia e 0,80 para aquelas que consomem 4 xícaras por dia ou mais. O risco relativo multivariado de depressão foi de 0,80 para mulheres na categoria mais alta (550 mg/d) contra as da categoria mais baixa (<100 mg/d) das 5 categorias de consumo de cafeína. Café descafeinado não foi relacionado com o risco de depressão.”

Os autores concluíram que: “Neste grande estudo longitudinal, descobrimos que o risco de depressão diminui com o aumento do consumo de cafeína. Maiores investigações são necessárias para confirmar esta descoberta e para determinar se o consumo regular de café com cafeína pode contribuir na prevenção da depressão.”

Este deveria ser balanceado contra os riscos de efeitos adversos de alto consumo de cafeína.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med (17):1571-1578, 26 de setembro de 2011 © 2011 para o American Medical Association
Coffee, Caffeine, and Risk of Depression Among Women. Michel Lucas, Fariba Mirzaei, An Pan, et al. Correspondência para Dr. Albert Ascherio: aascheri@hsph.harvard.edu

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: cafeína, café, depressão, mulheres, estudo de coorte prospectivo, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 11 de outubro de 2011