Parto prematuro e mortalidade na juventude

Em países desenvolvidos a principal causa de mortalidade infantil é o nascimento prematuro. Estes pesquisadores americanos e suecos analisaram a idade gestacional no nascimento e mortalidade em jovens através de um estudo de coorte nacional de 674.820 bebês nascidos na Suécia.

Os pesquisadores descobriram que: “Um total de 7.095 mortes ocorreram em 20,8 milhões de pessoas por idade de acompanhamento. Dentre os indivíduos ainda vivos ao início de cada faixa etária, uma forte associação inversa foi encontrada entre a idade gestacional no nascimento e mortalidade na primeira infância (idade entre 1 a 5 anos – razão de risco ajustada [RRa

Os pesquisadores concluíram que: “Após excluírem mortes anteriores, a baixa idade gestacional no nascimento foi independentemente associada com um aumento na mortalidade na primeira infância e a juventude.”

Estes pesquisadores identificaram uma ligação entre o nascimento prematuro e a mortalidade em jovens, mas o mecanismo não está claro.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 306(11):1233-1240, 21 de setembro de 2011 © 2011 American Medical Association
Gestational Age at Birth and Mortality in Young Adulthood. Casey Crump, Kristina Sundquist, Jan Sundquist, Marilyn A. Winkleby.

Categoria: A. Geral/Não especificada. Palavras-chave: prematuro, nascimento, idade gestacional, mortalidade, juventude, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 7 de outubro de 2009