Aumento do risco de câncer de ovário após doença inflamatória pélvica

O câncer de ovário é geralmente fatal e sua incidência aumentou de maneira consistente em Taiwan nos últimos 20 anos. As estratégias de prevenção, entretanto, são limitadas. Sugeriu-se que a doença inflamatória pélvica (DIP) aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de ovário, mas os resultados dos estudos foram inconsistentes. Portanto, os pesquisadores investigaram se a DIP aumenta o risco de desenvolvimento de câncer no ovário em um grande coorte abrangendo todo o país. A partir do Longitudinal Health Insurance Database 2005 (LHID2005) em Taiwan, eles obtiveram dados de mulheres com idade entre 13 e 65 anos com diagnóstico registrado de DIP, confirmados por múltiplas ocorrências, entre 1° de janeiro de 2004 e 31 de dezembro de 2005. Eles também obtiveram dados de dois controles por paciente, pareados por idade e pelo ano do primeiro registro no LHID2005. Todas as pacientes foram acompanhadas desde a data de registro no LHID2005 até terem desenvolvido câncer no ovário ou até o fim do ano de 2006, o que ocorresse primeiro. Foram identificadas 67.936 mulheres com DIP e 135.872 controles.

Entre elas, 90 desenvolveram câncer de ovário durante os 3 anos do período de acompanhamento (42 pacientes com DIP e 48 controles, incidência 2,78 e 1,44 para 10.000 pessoas-ano, respectivamente). A taxa de risco ajustada de câncer de ovário em pacientes com DIP foi de 1,92 comparada aos controles, subiu para 2,46 em mulheres que tiveram pelo menos cinco ocorrências de DIP. A taxa de risco ajustada foi ligeiramente mais alta em mulheres de 35 anos ou menos com DIP do que em mulheres mais velhas com DIP (2,23 versus 1,82).

Os pesquisadores concluíram que: “Encontramos uma associação entre DIP e câncer de ovário. A DIP pode, portanto, ser um indicador útil de câncer de ovário, e o tratamento imediato pode ajudar a melhorar o prognóstico. É preciso investigar se a inflamação pélvica acelera o crescimento dos cânceres no ovário ou afeta a diferenciação de células cancerosas de maneira que altere adversamente o prognóstico.”

Uma explicação biológica plausível seria útil.

Para ver o artigo completo, clique aqui.

The Lancet Oncology publicado online em 10 de agosto de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Risk of ovarian cancer in women with pelvic inflammatory disease: a population-based study. Hui-Wen Lin, Ying-Yueh Tu, Shiyng Yu Lin et al. Correspondências para Yuen-Liang Lai: enochlai49@tmu.edu.tw

Categoria: X. Sistema Reprodutor Feminino, Mamas. Palavras-chave: risco, câncer de ovário, DIP, doença inflamatória pélvica, estudo populacional, Journal Watch.
Sinopse editada por , Melbourne,. Postada em, Global Family Doctor 02 de setembro de 2011