Exposição a animais domésticos e o tipo de parto podem influenciar os níveis de IgE total

A presença de animais domésticos em casa durante o período pré-natal e o início da infância tem sido associada a uma menor prevalência de sensibilização alérgica e níveis de lgE total durante a metade da infância. Nenhum estudo examinou o impacto da exposição a animais domésticos em uma coorte populacional usando diversas medidas de IgE sérica total durante o início da vida. Os pesquisadores dos EUA buscaram examinar tendências longitudinais, entre os indivíduos, dos níveis de IgE total durante o início da infância e avaliar o impacto da exposição a animais domésticos sobre essas tendências no período pré-natal. Eles analisaram 1187 crianças entre 1 e 4 medições de IgE total coletadas do nascimento aos 2 anos de idade.

A melhor forma que se ajusta à trajetória dos níveis de IgE foi a não-linear, com um aumento acelerado antes dos 6 meses. Os níveis de IgE total foram mais baixos durante todo o período inicial da vida, quando havia exposição (significante) a animais domésticos no pré-natal. Este impacto foi estatística e significantemente mais forte em crianças que nasceram por cesariana versus aquelas por parto normal e nas mães americanas sem ascendência africana versus afro-americanas.

Os pesquisadores concluíram que: "A exposição a animais domésticos e o tipo de parto podem influenciar na exposição da criança a microbiomas distintos. O impacto das exposições pode variar pela raça, o que sugere um impacto diferencial pela ancestralidade."

Vale a pena observar, mas nada que nos faça mudar nossos hábitos.

Para o artigo completo, clique aqui.

The Journal of Allergy and Clinical Immunology publicado online em 08 de agosto de 2011 © 2011 American Academy of Allergy, Asthma & Immunology
Effect of prenatal indoor pet exposure on the trajectory of total IgE levels in early childhood. Suzanne Havstad, Ganesa Wegienka e Edward M. Zoratti. Correspondências para Suzanne Havstad: shavsta1@hfhs.org

Categoria: Palavras-chave: IgE total, coorte, longitudinal, modelo multinível, estudo populacional, Journal Watch.
Sinopse editada por , Melbourne,. Postada em Global Family Doctor 2 de setembro de 2011