Poluição do ar ambiente e os riscos à saúde

Na edição da Canadian Family Physician de agosto de 2011, há uma Revisão Clínica intitulada Health effects of outdoor air pollution (Os impactos da poluição do ar na saúde humana) de Alan Abelsohn, que se inicia: "A poluição do ar tem uma influência considerável na saúde dos canadenses. A exposição ao ar poluído em longo ou curto prazo afetam os sistemas cardiovascular e respiratório. Pesquisas recentes mostraram a extensão dos impactos do ar poluído no sistema cardiovascular, os mecanismos complexos desses impactos e o fato de que impactos adversos na saúde ocorrem em níveis de baixa poluição, semelhante ao do ar que os canadenses respiram em muitas partes do país. Neste artigo, discutimos as evidências epidemiológicas e toxicológicas desses impactos na saúde e a carga de doenças no Canadá.

"Entre os impactos da exposição em curto prazo incluem a exacerbação de doença respiratória (especialmente asma e DPOC) e doença cardiovascular pré-existente (incluindo isquemia, arritmia e insuficiência cardíaca), com aumento de internações e visitas aos postos de emergência. A exposição em longo prazo ao ar poluído está associada ao aumento da mortalidade, aumento da incidência de câncer no pulmão e pneumonia, assim como o desenvolvimento de aterosclerose. Embora tenha sido anteriormente compreendido que a poluição levasse apenas à exacerbação da asma, há agora a evidências de estudos de coorte que mostraram que a exposição ao ar poluído em longo prazo pode levar ao desenvolvimento de asma e atrasar o desenvolvimento dos pulmões.”

Para a revisão completa, clique aqui.

Canadian Family Physician 57(8): 881-887 © 2011 por The College of Family Physicians of Canada
Health effects of outdoor air pollution. Alan Abelsohn. Correspondências para Alan Abelsohn: alan.abelsohn@utoronto.ca

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: poluição do ar, asma, DPOC, arritmias, doença cardiovascular, derrame, ozônio, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Postada em Global Family Doctor 2 de setembro de 2011