Prescrição moderada de médicos australianos dispensadores

O objetivo deste estudo foi avaliar as práticas de prescrição dos médicos dispensadores (MDs) australianos e explorar suas interpretações e descobertas. A fase quantitativa compreende a análise dos dados de pedidos do Pharmaceutical Benefits Scheme – PBS (Esquema de Benefícios Farmacêuticos) de MDs e não-MDs, de 1º de julho de 2005 a 30 de junho de 2007. A fase qualitativa abrangeu entrevistas semi-estruturadas com os MDs na prática geral remota e rural nos estados australianos de agosto de 2009 a fevereiro de 2010.

72 dados de pedidos de PBS de MDs e 1080 de não-MDs foram analisados de forma quantitativa. Os MDs aviaram menos prescrições a cada 1000 pacientes (9452 v 15 057; significativo), mesmo com uma proporção semelhante de pacientes preferenciais e pacientes com idade acima de 65 anos em suas populações. Os MDs aviaram mais 24 prescrições por 1000 prescrições do que não-MDs (314 v 67; significativo). Entrevistas com 22 MDs esclareceram que as prescrições em menor quantidade se deram devido à expectativa percebida de seus colegas em relação às normas de prescrição e a necessidade de gerar menos burocracia em práticas menores.

Os pesquisadores concluíram que: "Contrariamente às conclusões no exterior, não encontramos nenhuma evidência de que os MDs australianos prescreveram em excesso devido aos seus papéis de distribuição adicionais. "

Isto pode amenizar o receio de impacto nos custos se os médicos de família possuírem direitos de distribuição, embora isto se limite à Austrália.

Para ver o resumo completo, clique aqui.

MJA 195(4):172-175, 15 de agosto de 2011 © The Medical Journal of Australia 2011
Australian dispensing doctors’ prescribing: quantitative and qualitative analysis. David Lim, Jon D Emery, Janice Lewis e V Bruce Sunderland.

Categoria: HSR. Pesquisas de Serviços de Saúde, Palavras-chave: aviamento, médico, Austrália, análise quantitativa, análise qualitativa, Journal Watch.
Sinopse editada por , Melbourne,. Postada em Global Family Doctor 2 de setembro de 2011