Sintomas do trato urinário inferior – conduta atual nos homens mais velhos

Na edição de novembro de 2011 da Australian Family Physician há uma revisão intitulada Sintomas do trato urinário inferior – conduta atual nos homens mais velhos por Mohan Arianayagam, Ranjan Arianayagam e Prem Rashid que inicia da seguinte forma: " Os sintomas do trato urinário inferior são um problema comum nos homens e a incidência destes sintomas aumenta com a idade. Este artigo apresenta uma atualização na avaliação e tratamento de sintomas do trato urinário inferior nos homens mais velhos. Em particular, descrevemos a nomenclatura atual, diagnóstico, o Escore Internacional de Sintomas da Próstata, e os tratamentos médicos e cirúrgicos atuais disponíveis, assim como, as indicações para o encaminhamento a um urologista.

" Os sintomas do trato urinário inferior podem ser divididos em esvaziamento e armazenamento, e os homens podem apresentar uma combinação dos dois grupos. Sintomas de esvaziamento incluem jato fraco, hesitante, e esvaziamento incompleto ou compressão e são, geralmente, devidos ao aumento da próstata. Sintomas de armazenamento incluem frequência, urgência, e nocturia e podem ser devidos a uma hiperatividade do dextrusor. Em homens mais velhos que apresentam sintomas do trato urinário inferior as indicações para o encaminhamento precoce a um urologista incluem a hematúria, infecções recorrentes, cálculos vesicais, retenção urinária e insuficiência renal. Em casos simples, pode-se instituir o tratamento médico nos primeiros cuidados. As opções para o tratamento médico incluem alfa-bloqueadores para relaxar a musculatura lisa da próstata, inibidores da 5-alfa-redutase para diminuir o volume da próstata, e antimuscarínicos para relaxar a bexiga. O Escore Internacional de Sintomas da Próstata auxilia na identificação dos sintomas e na resposta ao tratamento. Se os sintomas persistirem ou se o paciente não tolerar o tratamento medico, indica-se encaminhamento ao urologista. "

Para a revisão completa clique aqui.

Australian Family Physician 40(10):758-767 © 2011 para a Royal Australian College of General Practitioners
Lower urinary tract symptoms – current management in older men. Mohan Arianayagam, Ranjan Arianayagam and Prem Rashid. Correspondência para Mohan Arianayagam: m.arianayagam@yahoo.com

Categoria: U. Sistema Urinário, Y Sistema Genital Masculino, Seio. Palavras-chave: inferior, trato urinário, sintomas, idoso, homens, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália Postada em Global Family Doctor 25 de Novembro de 2011