AINEs associados ao aumento do risco de acidente vascular cerebral

O objetivo deste estudo coorte retrospectivo de 162.065 veteranos australianos com administração de AINEs entre Janeiro de 2001 e Dezembro de 2008 por pesquisadores da Austrália, foi determinar o risco de acidente vascular cerebral(AVC) associado ao uso de medicamentos aintiinflamatórios não-esteroidais (AINEs).

O risco absoluto da ocorrência de AVC foi baixo 7,1/1000 pessoas/ano. O uso de AINEs foi associado com o aumento em 1,88 vezes do risco de hospitalização por AVC (isquêmico ou hemorrágico) na primeira administração de AINE. Isto se iguala a um aumento do risco absoluto de 13,4 AVC/1000 pessoas/anos. Foram encontradas associações significativas do inicio da administração de AINEs e a hospitalização por AVC para muitos AINEs, com consequentes taxas ajustadas variando de 1,44 para indometacina a 1,80 para rofecoxib.

Os pesquisadores concluíram: "O uso incidente de AINEs foi associado ao aumento do risco de ocorrência de AVC. É necessária supervisão adequada quando iniciar uma terapia com AINE devido ao aumento do risco potencial de efeitos colaterais cardiovasculares sérios, juntamente com o risco cardiovascular individual, considerando risco e benefícios."

Isto está acima e além dos problemas cardíacos associados.

Para o resumo completo clique aqui.

MJA 195(9):525-529, 7 de Novembro de 2011 © 2011 para o Medical Journal of Australia

Stroke risk and NSAIDs: an Australian population- based study. Gillian E Caughey, Elizabeth E Roughead, Nicole Pratt, Graeme Killer and Andrew L Gilbert. Correspondência para Gillian Caughey: gillian.caughey@unisa.edu.au

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: AINEs, acidente vascular cerebral, risco, estudo retrospectivo de coorte baseado na população, Journal Watch.

Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 25 de Novembro de 2011