Exames de triagem pré-migração para tuberculose são úteis

O objetivo deste estudo realizado por pesquisadores da Austrália foi determinar se exames de rastreamento pré-migração para tuberculose são úteis para candidatos ao visto, e se os recursos para a realização de exames de triagem estão sendo adequadamente direcionados aos migrantes intencionais com risco de tuberculose. Isto consistiu em uma pesquisa de 12 meses de todos os migrantes intencionais com tuberculose necessitando tratamento, detectada durante o processo de exames de triagem pré-migração, com exames médicos submetidos ao Department of Immigration and Citizenship’s Global Health Branch para a avaliação de um Profissional Médico da Comunidade entre Julho de 2009 e Junho de 2010.

Nos exames pré-migração, 519 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose ativa (prevalência, 137 por 100.000 na população examinada). Os países com maior incidência de tuberculose em pessoas foram: Filipinas (21,8%), Índia (16,8%), Vietnam (16,2%) e China (8,3%). Os resultados positivos para o exame do escarro foram 12,9%. Os resultados positivos para cultura foram 44,3%, mas somente 41,3% destes (95) apresentaram resultados de teste de susceptibilidade, com 83 totalmente suscetíveis. Quatro pessoas apresentaram tuberculose resistente a diversas drogas (prevalência, 1,06 por população de 100.000 ). Cinco pessoas apresentaram tanto a tuberculose ativa quanto infecção por HIV. De todas as pessoas diagnosticadas com tuberculose, 31,2% eram candidatas a visto de estudante, 15,8% eram candidatas a visto de turista, e 10,2% eram candidatas a vistos humanitários (refugiados e Programa Humanitário Especial).

Os pesquisadores concluíram: "Exames de triagem pré-migração realizados nos candidatos a migrantes é a identificação de grande número de pessoas que solicitariam tratamento para tuberculose após a chegada à Austrália. A alta proporção de entrada de estudantes, turistas e refugiados e candidatos humanitários com tuberculose justifica o atual programa de triagem. A triagem é um benefício dos candidatos, nos quais a tuberculose é tratada mais precocemente do que poderia, e da população australiana, pela prevenção da exposição à pessoas com tuberculose ativa."

Isto vai variar e país para país, mas apresenta importantes aplicações na saúde pública.

Para o resumo completo clique aqui.

MJA 195(9):534-537, 7 de Novembro de 2011 © 2011 para o Medical Journal of Australia
Is premigration health screening for tuberculosis worthwhile?. Kathleen King, Paul J Douglas and Ken Beath. Correspondência para Paul Douglas: paul.douglas@immi.gov.au

Categoria: R., Respiratório, HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: pré-migração, triagem, tuberculose, pesquisa, Journal Watch.
Sinopse editada por: Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 25 de Novembro de 2011