Número de neurônios pré-frontais em crianças com autismo

Este grupo de pesquisadores norte-americanos examinou a ligação entre um crescimento escessivo dos neurônios do córtex pré-frontal (CPF) ligados ao autismo em crianças. O tecido pré-frontal foi examinado pós-morte em 7 meninos autistas e 6 controle (2 a 16 anos de idade). Os examinadores não tinham conhecimento do diagnóstico. Foram utilizados métodos estereológicos para quantificar o número e tamanho de neurônios na região dorsolateral (CPF-DL) e mesial (CPF-M).

Os pesquisadores descobriram: “Crianças com autismo apresentaram 67% mais neurônios no CPF (média, 1,94 bilhão) quando comparados com crianças controle (1,16 bilhão), incluindo 79% mais no DL-CPF (1,57 bilhão nos casos de autismo vs 0,88 bilhão nos controle e 29% mais no CPF-M (0,36 bilhão nos casos de autismo vs 0,28 bilhão nos controle). O peso do cérebro nos casos de autismo diferiu da média normativa pela idade numa média de 17,6%, enquanto os cérebros controle diferiu numa média de 0,2 %. O mapeamento de contagem pelo peso demonstrou que crianças autistas apresentam maior contagem total de neurônios pré-frontais e maior peso cerebral de acordo com a idade que as crianças controle.”

Os pesquisadores concluíram: “Neste pequeno estudo preliminar, o maior crescimento cerebral em meninos com autismo envolveu em número excessivo de neurônios no CPF”.

Este pequeno estudo sugere um novo achado neurológico relacionado ao autismo, o aumento do número de neurônios no córtex pré-frontal.

Para o resumo completo clique aqui.

JAMA 306(18):2001-2010, 9 de Novembro de 2011 © 2011 American Medical Association
Neuron Number and Size in Prefrontal Cortex of Children With Autism. Eric Courchesne, Peter R. Mouton, Michael E. Calhoun, et al.

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: autismo, córtex pré-frontal, neurônios, maior crescimento em número, caso-controle, Journal Watch.

Sinopse editada por: Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 25 de Novembro de 2011