Clindamicina para tratar flora vaginal anormal no início da gravidez como forma de prevenção do parto prematuro espontâneo

O objetivo desta análise sistemática e meta-análise de ensaios aleatórios controlados feitos por autores dos Estados Unidos foi determinar se a administração de clindamicina a mulheres com flora intestinal anormal com menos de 22 semanas de gestação reduz o risco de parto prematuro e aborto tardio.

Eles descobriram: “Cinco experimentos que envolveram 2346 mulheres foram incluídos. Clindamicina que foi administrada com menos de 22 semanas de gestação foi associada a um risco significativamente reduzido de parto prematuro com menos de 37 semanas de gestação e aborto tardio. Em geral, não houve diferença no risco de parto prematuro com menos de 33 semanas de gestação, peso abaixo do normal no nascimento, peso bem abaixo do normal no nascimento, entrada na unidade neonatal de tratamento intensivo, parto de natimorto, infecção periparto e efeitos adversos”.

Os autores concluíram: “Clindamicina no início da gravidez em mulheres com flora vaginal anormal reduz o risco de parto prematuro espontâneo com menos de 37 semanas de gestação e aborto tardio. Há evidências para justificar futuros ensaios aleatórios controlados de clindamicina para a prevenção de parto prematuro. No entanto, um entendimento maior do microbioma vaginal, da imunidade nas mucosas e da biologia da vaginose bacteriana será necessário para informar o esquema de tais experimentos”.

O benefício clínico parece ser marginal com base nesse corpo relativamente pequeno de evidências.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Am J Obstet Gynecol 205:262.e1-262.e8, setembro de 2011 © 2011 to Mosby, Inc.
Tratamento da flora intestinal anormal no início da gravidez com clindamicina para prevenir o parto prematuro espontâneo: uma análise sistemática e meta-análise. Ronald F. Lamont, Chia-Ling Nhan-Chang, Jack D. Sobel, Kimberly Workowski, Agustin Conde-Agudelo, Roberto Romero. Correspondências a: prbchiefstaff@med.wayne.edu

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: antibiótico, vaginose bacteriana, clindamicina, aborto tardio, parto prematuro, meta-análise de ensaios aleatórios controlados, supervisão de periódico.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 4 de outubro de 2011