Aumento de farmacoterapia na terapia comportamental cognitiva em transtornos obsessivos compulsivos pediátricos

Pesquisadores dos Estados Unidos pesquisaram inibidores de captação de serotonina com terapia comportamental cognitiva, terapia comportamental cognitiva breve ou instruções sobre a terapia comportamental cognitiva. Eles realizaram um ensaio controlado aleatório de pacientes de ambulatório pediátrico com transtorno obsessivo compulsivo que só respondiam parcialmente aos inibidores de captação de serotonina (n=124). Os inscritos foram acompanhados durante um período de 12 semanas.

Os pesquisadores descobriram: “A gestão de medicamentos junto com a estratégia da terapia comportamental cognitiva foi superior a duas outras em todas as medidas de resultados. Na análise primária de intenção de tratamento, 68,6% no grupo de terapia comportamental cognitiva mais foi considerado respondente, porcentagem significativamente maior do que os 34,0% no grupo de terapia comportamental cognitiva mais instruções, e 30,0% no grupo de gestão de medicamentos apenas. Os resultados foram semelhantes em comparações em pares, sendo a estratégia de terapia comportamental cognitiva superior às duas outras estratégias. A instrução mais em terapia comportamental cognitiva não foi estatisticamente superior à gestão de medicamentos apenas. A análise dos números dos que precisam de tratamento com a terapia comportamental cognitiva mais versus gestão de medicamentos apenas para um paciente a mais na 12ª semana, em média, era estimada em 3. Para as instruções mais terapia comportamental cognitiva versus a gestão de medicamentos apenas, o número precisou ser estimado em 25”.

Os pesquisadores concluíram: “Entre pacientes com idades de 7 a 17 anos com transtorno obsessivo compulsivo e resposta parcial ao uso de inibidores de captação de serotonina, a adição da terapia comportamental cognitiva à gestão de medicamentos, comparada à gestão de medicamentos apenas, resultou em uma taxa de resposta significativamente maior, enquanto o aumento de gestão de medicamentos com a adição de instruções em terapia comportamental cognitiva não teve o mesmo efeito”.

A terapia comportamental cognitiva é uma excelente estratégia de aumento em pacientes pediátricos com transtorno obsessivo compulsivo que só respondem parcialmente à farmacoterapia de primeira linha

Para ler o resumo completo, clique aqui.

JAMA 306(11):1224-1232, 21 de setembro de 2011 © 2011 American Medical Association
Aumento da Farmacoterapia na Terapia Comportamental Cognitiva em Transtornos Obsessivos Compulsivos. Martin E. Franklin, Jeffrey Sapyta, Jennifer B. Freeman, et al.

Category: P. Psicológico. Palavras-chave: terapia comportamental cognitiva, transtorno obsessivo compulsivo, serotonina, pediatria, aumento, ensaio controlado aleatório, supervisão de periódico.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 4 de outubro de 2011