Trimetoprim-sulfametoxazol combinado com espironolactona aumenta o risco de hipercalemia

Pesquisadores canadenses examinaram admissões em hospitais devido à hipercalemia em paciente geriátricos tratados tanto com trimetoprim-sulfametoxazol quanto espironolactona. Eles realizaram um estudo de controle de caso aninhado de pacientes tratados com espironolactona e internados no hospital por hipercalemia até 14 dias depois de receberem a prescrição para trimetoprim-sulfametoxazol, amoxicilina, norfloxacina, ou nitrofurantoína. Controles foram feitos para idade, sexo, doença renal crônica e diabetes.

Os pesquisadores descobriram: “Durante o período de estudo de 18 anos, 6903 internações por hipercalemia foram identificadas, das quais 306 ocorreram em até 14 dias após o uso de antibióticos. Desses, 248 (81%) casos foram comparados a 783 controles. 10,8% (17?859/165?754) dos usuários de espironolactona receberam pelo menos uma prescrição de trimetoprim-sulfametoxazol. Comparada à amoxicilina, a prescrição de trimetoprim-sulfametoxazol foi associada a um aumento marcado no risco de internação hospitalar por hipercalemia (taxa de riscos ajustada 12,4). A parcela atribuível da população foi 59,7%, sugerindo que aproximadamente 60% de todos os casos de hipercalemia em pacientes mais velhos que tomam espironolactoma e tratados com antibióticos para infecção do trato urinário poderiam ser evitados se trimetoprim-sulfametoxazol não fosse prescrito. O tratamento com nitrofurantoína também foi associado a um aumento no risco de hipercalemia (taxa de riscos ajustada 2,4), mas nenhum risco do tipo foi encontrado no caso da norfloxacina (taxa de riscos ajustada 1,6)”.

Os pesquisadores concluíram: “Entre pacientes mais velhos que recebem espironolactona, o tratamento com trimetoprim-sulfametoxazol foi associado a um aumento no risco de internação hospitalar por hipercalemia. Essa combinação de medicamentos deve ser evitada quando for possível”.

Trimetoprim-sulfametoxazol aumenta de forma significativa o risco de hipercalemia em pacientes geriátricos que utilizam espironolactona

Para ler o resumo completo, clique aqui.

BMJ 343:d5228, 12 de setembro de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Trimetoprim-sulfametoxazol induziu hipercalemia em pacientes mais velhos que utilizam espironolactona: estudo de controle de caso aninhado. Tony Antoniou, Tara Gomes, Muhammad M Mamdani, et al. Correspondências a T Antoniou: tantoniou@smh.toronto.on.ca

Categoria: A. Geral/Não especificado. Palavras-chave: trimetoprim-sulfametoxazol, hipercalemia, espironolactona, idosos, potássio, estudo de controle de caso aninhado, supervisão de periódico.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 4 de outubro de 2011