Impacto de diversos partos cesárea na morbidade materna: análise sistemática

Autores dos Estados Unidos conduziram uma análise sistemática e meta-análise de estudos observacionais para determinar o impacto dos crescentes números de partos cesárea na morbidade materna. Este estudo foi realizado para a Conferência de Desenvolvimento de Consenso de Institutos Nacionais de Saúde de 2010 sobre Partos Normais Após uma Cesárea: Novos Entendimentos.

Eles descobriram: “Vinte e um estudos (2.282.922 partos) foram incluídos. As taxas de histerectomia, transfusões de sangue, adesões e ferimentos cirúrgicos aumentaram com o aumento no número de partos cesárea. A incidência de placenta prévia aumentou de 10/1000 partos com 1 cesárea anterior para 28/1000 com 3 ou mais partos cesárea. Comparados a mulheres com prévia e nenhum parto cesárea anterior, mulheres com prévia e 3 ou mais partos cesárea apresentaram um risco maior estatisticamente significativo de acreta (3,3-4% versus 50-67%), histerectomia (0,7-4% versus 50-67%), e morbidade maternal composta (15% versus 83%; taxa de risco, 33,6)”.

Os autores concluíram: “Morbidade materna grave aumentou progressivamente conforme aumentou o número de partos cesárea anteriores”.

Esses riscos devem ser pesados contra aqueles da tentativa de parto normal após uma cirurgia cesárea.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Am J Obstet Gynecol 205(3):262.e1-262.e8, setembro de 2011 © 2011 to Mosby, Inc.
Impacto de diversos partos cesárea na morbidade materna: uma análise sistemática. Nicole E. Marshall, Rongwei Fu, Jeanne-Marie Guise. Correspondências a Dr. Marshall: marshani@ohsu.edu

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: morbidade materna, diversos partes cesárea, prévia, meta-análise de estudos observacionais, supervisão de periódico.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 4 de outubro de 2011