Catepsina S como marcador para risco de mortalidade

A catepsina S é uma protease de cisteína envolvida em vias complexas associada a doença cardiovascular e câncer. Estes pesquisadores suecos e franceses examinaram se haveria uma ligação entre os níveis de catepsina S circulante e a mortalidade. Eles o fizeram usando 2 Coortes comunitários independentes de pacientes geriátricos: o Estudo Longitudinal em Homens Adultos de Uppsala (ULSAM, n = 1009) e a Investigação Prospectiva da Vasculatura em Idosos de Uppsala (PIVUS; n = 987).

Os pesquisadores descobriram que: "Durante o acopanhamento, 413 participantes morreram no coorte ULSAM (taxa de incidência: 3,59/100 pessoas-ano em risco) e 100 participantes morreram no coorte PIVUS (taxa de incidência: 1,32/100 pessoas-ano em risco). Nos modelos de regressão de Cox de multivariáveis ajustados por idade, pressão arterial sistólica, diabetes, tabagismo, índice de massa corporal, colesterol total, HDL colesterol, tratamento anti-hipertensivo, tratamento para redução de lipídeos, e histórico de doença cardiovascular, alta taxa de catepsina S no plasma foi associada a risco aumentado de mortalidade (coorte ULSAM: taxa de risco {HR} para aumento de 1 unidade de catepsina S, 1,04, coorte PIVUS: HR para aumento de 1 unidade de catepsina S, 1,03). No coorte ULSAM, a catepsina S plasmática também foi associada a mortalidade cardiovascular (131 mortes, HR para o quintil 5 vs quintis 1-4, 1,62) e mortalidade por câncer (148 mortes, HR para aumento de 1 unidade de catepsina S, 1,05)."

Os pesquisadores concluíram que: "Entre indivíduos idosos em 2 coortes independentes, níveis mais altos de catepsina S plasmática foram associados a risco aumentado de mortalidade. Pesquisas adicionais são necessárias para delinear o papel da catepsina S e se a sua medição pode ter utilidade clínica."

Embora sejam necessários trabalhos adicionais significativos, este estudo sugere que a catepsina S possa ter alguma utilidade como marcador para risco de mortalidade em pacientes geriátricos.

Para o artigo completo, clique aqui.

JAMA 306(10):1113-1121, 14 de setembro de 2011 © 2011 American Medical Association
Association Between Serum Cathepsin S and Mortality in Older Adults. Elisabeth Jobs, Erik Ingelsson, Ulf Risérus, et al.

Categoria: A. Geral/Não-Especificado. Palavras-chave: catepsina S, câncer, doença cardiovascular, mortalidade, marcador, estudo de coorte prospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por
Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 27 de setembro de 2011