Qual é o alvo de pressão arterial ideal no diabetes?

Dados recentes do estudo ACCORD questionaram o benefício do controle intensivo da pressão aarterial em diabéticos. Pesquisadores dos EUA realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados de controle intensivo versus controle padrão da pressão arterial em pacientes com diabetes ou com glicemia de jejum alterada. Eles identificaram 13 estudos apropriados que incluíam 37.736 inscritos.

Os pesquisadores descobriram que: "O controle intensivo da pressão arterial foi associado a uma redução de 10% na mortalidade por todas as causas (odds ratio, 0,90), redução de 17% em acidente vascular cerebral, e aumento de 20% em efeitos adversos graves, mas com resultados semelhantes para outros eventos microvasculares e macrovasculares (cardíacos, renais e de retina), em comparação com o controle de pressão arterial padrão. Os resultados foram similares em uma análise de sensibilidade utilizando um modelo bayesiano de efeitos aleatórios. Um controle mais intenso da pressão arterial (130 mm Hg) foi associado com uma maior redução de acidente vascular cerebral, mas não reduziram outros eventos. A análise da meta-regressão mostrou contínua redução de riscos de acidente vascular cerebral em uma pressão arterial sistólica de <120 mm Hg. Entretanto, nos níveis <130 mm Hg, houve um aumento de 40% em eventos adversos graves, sem benefício para outros resultados.”

Os pesquisadores concluíram que: “O atual corpo de evidência sugere que em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 / glicemia de jejum alterada / tolerância à glicose diminuída, a meta de um tratamento de pressão arterial sistólica de 130 a 135 mm é aceitável. Entretanto, com metas mais agressivas (<130 mm Hg), observou-se heterogeneidade de órgãos-alvo em que o risco de acidente vascular cerebral continuou a cair, mas não houve nenhum benefício no que diz respeito a eventos macrovasculares e microvasculares (cardíaco, renal e da retina), e o risco de eventos adversos graves inclusive aumentou.”

Esta meta-análise levanta questões quanto ao benefício no controle intensivo de pressão arterial em pacientes diabéticos.

Para o artigo completo, clique aqui.

Circulação 123(24):2799-2810, 21 de junho de 2011 © 2011 American Heart Association, Inc.
Blood Pressure Targets in Subjects With Type 2 Diabetes Mellitus/Impaired Fasting Glucose: Observations From Traditional and Bayesian Random-Effects Meta-Analyses of Randomized Trials. Sripal Bangalore, Sunil Kumar, Iryna Lobach, Franz H. Messerli. Correspondência para Sripal Bangalore: sripalbangalore@gmail.com

Categoria: K. Circulatório, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: pressão sanguínea, hipertensão, diabetes, controle intensivo, derrame, revisão sistemática e meta-análise, Journal Watch.
Sinopse editada por
Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 30 de setembro de 2011