Um teste de campo para avaliar uma vacina contra a malária em estágio sanguíneo

Vacinas contra a malária em estágio sanguíneo tem a intenção de prevenir doenças clínicas. A vacina contra a malária FMP2.1/AS02A é uma proteína recombinante com base em antígenos de membrana apical 1 (AMA1) da linhagem 3D7 de Plasmodium falciparum. Estes investigadores de Mali e dos Estados Unidos realizaram um estudo duplo-cego randomizado, no qual eles imunizaram 400 crianças de Mali seja com a vacina contra a malária ou uma vacina de controle (de raiva) e os acompanharam por 6 meses. O desfecho primário foi a malária clínica, definidos por febre e pelo menos 2500 parasitas por milímetro cúbico de sangue. Um desfecho secundário foi malária clínica causada por parasitas com a sequência de DNA AMA1 encontrada na cepa da vacina.

Eles descobriram que: “A incidência cumulativa do desfecho primário foi de 48,4% no grupo de vacina contra a malária e 54,4% no grupo controle; eficácia contra o desfecho primário foi de 17,4% (taxa de risco para o desfecho primário, 0,83; NS). A eficácia contra episódio primário e os subsequentes de malária clínica, conforme definido nos limiares de densidade de parasitas variados, foi de aproximadamente 20%. Eficácia contra malária clínica causada por parasitas com AMA1 correspondendo àquele da cepa vacinal foi de 64,3% (taxa de risco, 0,36). Reações locais e febre após a vacinação foram mais freqüentes com a vacina da malária.”

Os autores concluíram que: “Com base no desfecho primário, a vacina da malária não ofereceu proteção significativa contra a malária clínica, mas com base nos resultados secundários, pode conter eficácia de limiar específico. Se tal descoberta for confirmada, o AMA 1 poderá ser útil em uma vacina contra a malária multicomponentes.”

Este é um começo no desenvolvimento mais do que necessário da vacina contra a malária.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 365:1004-1013, 15 de setembro de 2011 © 2011 para Massachusetts Medical Society
A Field Trial to Assess a Blood-Stage Malaria Vaccine. Mahamadou A. Thera, Ogobara K. Doumbo, Drissa Coulibaly, et al. Correspondências para Dr. Plowe: cplowe@medicine.umaryland.edu

Categoria: B. Sangue/Mecanismos Imunes. Palavras-chave: malária, vacina, antígenos de membrana apical 1, proteína recombinante, Mali, ensaio clínico randomizado, Journal Watch. Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 27 de setembro de 2011