Aspirina diminui o risco de câncer em portadores de câncer colorretal hereditário

Estudos observacionais perceberam a redução de câncer colorretal em consumidores regulares de aspirinas. Ensaios controlados randomizados demonstraram um risco reduzido de adenomas, mas nenhum tinha como objetivo principal a prevenção do câncer colorretal. O ensaio CAPP2 feito por pesquisadores internacionais tinha como objetivo investigar os efeitos antineoplásicos da aspirina e do amido resistente em portadores da Síndrome de Lynch, a principal forma de câncer colorretal hereditário. No ensaio randomizado CAPP2, portadores da Síndrome de Lynch foram divididos aleatóriamente em um esquema fatorial de dois-por-dois de aspirina de 600mg ou placebo de aspirina ou amido resistente de 30g ou placebo de amido, por até 4 anos. 861 participantes foram escolhidos aleatóriamente para aspirina ou placebo de aspirina.

Em um acompanhamento médio de 55,7 anos, 48 participantes haviam desenvolvido 53 cânceres colorretais primários (18 dos 427 escolhidos aleatóriamente para a aspirina, 30 dos 434 para o placebo de aspirina). Análise do tempo da intenção de tratamento até o primeiro câncer colorretal mostrou uma razão de possibilidade de 0,63. Regressão de Poisson, levando em consideração múltiplos eventos primários, teve uma taxa de incidência de 0,56. Para os participantes completando 2 anos de intervenção (258 de aspirina, 250 de placebo de aspirina), análise por-protocolo resultou em uma razão de possibilidade de 0,41 e uma taxa de incidência de 0,37. Nenhum dado por evento adverso foi disponibilizado após a intervenção; durante a intervenção, não houve diferenças em eventos adversos entre os grupos de aspirina e de placebo.

Os pesquisadores concluíram: “Aspirina de 600mg todos os dias por um período médio de 25 meses reduziu significativamente a incidência de câncer após 55,7 meses em portadores de câncer colorretal hereditário. São necessários estudos futuros para estabelecer a dose ideal e a duração do tratamento com aspirina”.

Não deve ser generalizado para o público em geral.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

The Lancet publicado online em 28 de outubro de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Long-term effect of aspirin on cancer risk in carriers of hereditary colorectal cancer: an analysis from the CAPP2 randomised controlled trial. John Burn, Anne-Marie Gerdes, Finlay Macrae et al on behalf of the CAPP2 Investigators. Correspondências a John Burn: john.burn@ncl.ac.uk

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: aspirina, câncer, cólon, risco, hereditário, análise de ensaio aleatório, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 18 de novembro de 2011