Benefícios da radioterapia após cirurgia para a conservação da mama

Após cirurgia para a conservação da mama, a radioterapia reduz a recorrência e morte por câncer de mama, mas pode ser mais benéfica para algumas mulheres do que para outras. O grupo internacional de pesquisadores descreve a magnitude absoluta de tais reduções de acordo com diversos prognósticos e outras características da paciente, e relaciona a redução absoluta no risco de morte por câncer de mama em 15 anos à relação absoluta no risco de recorrência em 10 anos. Eles efetuaram uma meta-análise de dados de pacientes individuais para 10.801 mulheres em 17 ensaios randomizados de radioterapia versus não uso de radioterapia depois da cirurgia para a conservação da mama, 8337 das quais tiveram doença de nódulo negativo (pN0) ou nódulo positivo (pN+) patologicamente confirmadas.

Em geral, a radioterapia reduziu o risco em 10 anos de qualquer primeira recorrência (ou seja, locorregional ou distante) de 35,0% para 19,3% e reduziu o risco em 15 anos de morte por câncer de mama de 25,2% para 21,4%. Em mulheres com doença pN0 (n=7287), a radioterapia reduziu os riscos de 31,0% para 15,6% e de 20,5% para 17,2%, respectivamente. Nas mulheres com doença pN0, a redução de recorrência absoluta vaiou de acordo com a idade, o grau, o estado do receptor de estrogênio, uso de tamoxifeno e extensão da cirurgia, e essas características foram utilizadas para prever reduções absolutas altas (maiores ou iguais a 20%), intermediárias (10—19%), ou baixas (<10%) no risco de recorrência em 10 anos. Reduções absolutas no risco de morte por câncer de mama em 15 anos nessas três categorias de previsão foram de 7,8%, 1,1% e 0,1% respectivamente. Nas poucas mulheres com doença pN+ (n=1050), a radioterapia reduziu o risco de recorrência em 10 anos de 63,7% para 42,5% e o risco de morte por câncer de mama de 51,3% para 42,8%. Em geral, cerca de um câncer de mama foi evitado por volta do ano 15 para cada quatro recorrências evitadas por volta do ano 10, e a redução da mortalidade não foi significativamente diferente de todo esse relacionamento em qualquer uma das três categorias de previsão para doença pN0 ou pN+.

Os pesquisadores concluíram: “Depois da cirurgia para conservação da mama, radioterapia na mama conservado apresenta 50% de diminuição na taxa em que a doença recorre e reduz a taxa de mortalidade por câncer de mama em cerca de 1/6. Esses benefícios proporcionais têm pouca variação entre os diferentes grupos de mulheres. No entanto, os benefícios absolutos da radioterapia variam de forma significativa de acordo com as características da paciente e podem ser previstos no momento em que as decisões de tratamento precisam ser tomadas”.

Terapia com alvo é uma área interessante, mas pode ser difícil fazer a ligação (apesar de não ser a função do medico de família).

Para ler o resumo completo, clique aqui.

The Lancet publicado online em 20 de outubro de 2011 © 2011 para Elsevier Ltd.
Effect of radiotherapy after breast- conserving surgery on 10-year recurrence and 15-year breast cancer death: meta-analysis of individual patient data for 10,801 women in 17 randomised trials. Early Breast Cancer Trialists’ Collaborative Group (EBCTCG).

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Mama. Palavras-chave: câncer de mama, cirurgia, radioterapia, recorrência, morte, meta-análise de ensaios aleatórios, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 18 de novembro de 2011