ApoC-III, LDL e o risco de doença arterial coronariana

A doença arterial coronariana é relacionada à lipoproteína de baixa densidade (LDL). Pesquisadores dos Estados Unidos e da Colômbia pesquisaram o papel que a apolipoproteína (apo) C-III exerce nessa relação. Eles conduziram um estudo com 739 pacientes que não tinham doença arterial coronariana e que, no período máximo de acompanhamento de 14 anos, sofreram um infarto do miocárdio. Tais pacientes foram comparados a outros que não sofreram qualquer infarto.

Os pesquisadores descobriram: “Concentrações de LDL com apoC-III (medida como apoB nesta fração) foram associadas ao risco de doença arterial coronariana em análises multivariadas que incluíam a razão de colesterol total para o colesterol lipoproteína de alta densidade, colesterol LDL, apoB, triglicérides ou colesterol lipoproteína de alta densidade e outros fatores de risco. Em todos os modelos, os riscos relativos ao máximo versus mínimo de um quinto de LDL com apoC-III foram mais altos do que para LDL sem apoC-III. Quando incluído no mesmo modelo de ajuste multivariado, o risco associado ao LDL com apoC-III (um quinto do risco relativo ao máximo versus mínimo, 2,38) foi significativamente mais alto do que aquele associado ao LDL sem apoC-III (um quinto do risco relativo ao máximo versus mínimo, 1,25). Tal divergência em relação à doença arterial coronariana persistiu mesmo depois de ajustes de triglicérides plasmáticos”.

Os pesquisadores concluíram: “O risco de doença arterial coronariana atribuída ao LDL pareceu resultar, em larga escala, do LDL que contém apoC-III”.

O risco de doença arterial coronária por LDL pode ser atribuída em grande parte à apoC-III

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Circulation 124(19):2065-2072, 8 de novembro de 2011 © 2011 American Heart Association, Inc.
Low-Density Lipoproteins Containing Apolipoprotein C-III and the Risk of Coronary Heart Disease. Carlos O. Mendivil, Eric B. Rimm, Jeremy Furtado, Stephanie E. Chiuve, Frank M. Sacks. Correspondências a Frank M Sacks: fsacks@hsph.harvard.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: LDL, lipoproteína de baixa densidade, apolipoproteína C-III, apoC-III, doença arterial coronária, estudo de controle de caso, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 22 de novembro de 2011