Avaliando a Adiposidade

Na edição de 1º de novembro de 2010 da Circulation há uma revisão clínica intitulada Assessing Adiposity por Marc-Andre Cornier, Jean-Pierre Després, Nichola Davis, et al.que começa: “A prevalência da obesidade nos Estados Unidos e no mundo aumentou para proporções epidêmicas/pandêmicas. Este aumento têm ocorrido apesar de grandes esforços por parte de prestadores de serviços de saúde e consumidores para melhorar os comportamentos da população no que diz respeito à saúde e um esforço tremendo da comunidade científica para entender melhor a fisiopatologia da obesidade. Essa epidemia é ainda mais preocupante devido a nítida associação entre excesso de adiposidade e consequências adversas à saúde tais como doenças cardiovasculares (DCV) e diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Os riscos associados a sobrepeso/obesidade são principalmente relacionados a deposição de tecido adiposo, o que leva a adiposidade em excesso ou gordura corporal. Além disso, perda de peso, especificamente perda de gordura corporal, está associada à melhora na obesidade relacionada com comorbidades. & Declaração científica

“ Esta declaração científica irá primeiramente revisar a epidemiologia da obesidade e suas relacionadas comorbidades, apoiando a necessidade de uma melhor avaliação de adiposidade na prática clínica diária. Este será seguido de uma discussão sobre alguns dos desafios e problemas associados à avaliação da adiposidade e então por uma análise dos métodos disponíveis para avaliação de adiposidade em adultos. Finalmente, recomendações práticas para os clínicos em prática serão fornecidos com o objetivo de identificar mais indivíduos com risco de sobrepeso/obesidade. “

Para o resumo completo, clique aqui.

Circulation 124(18): 1996-2019 © 2011 American Heart Association. Avaliando a Obesidade. Marc-Andre Cornier, Jean-Pierre Després, Nichola Davis, et al.

Categoria: A. Geral/Não específica. Palavras-chave:, análise clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicada em Global Family Doctor 13 de dezembro de 2011