Internações de emergência para efeitos adversos a medicamentos em idosos americanos

Efeitos adversos a medicamentos são causas evitáveis importantes na internação de adultos mais velhos. Estes autores americanos utilizaram dados de eventos adversos do projeto National Electronic Injury Surveillance System-Cooperative Adverse Drug Event Surveillance – Sistema Nacional de Acompanhamento Eletrônico de Danos – Acompanhamento Cooperativo de Efeitos Adversos a Medicamentos – (de 2007 a 2009) para estimar a freqüência e as taxas de internação após atendimento de emergência para efeitos secundários a medicamentos em adultos mais velhos e para avaliar a contribuição de medicamentos específicos, incluindo aqueles identificados como de alto risco ou potencialmente inapropriados pelos padrões de qualidade nacional.

Eles descobriram: “Com base em 5077 casos identificados em nossa amostra, foram estimados 99.628 hospitalizações de emergência devido a efeitos adversos a medicamentos em adultos americanos com 65 anos de idade ou mais a cada ano de 2007 a 2009. Quase metade destas internações foi de adultos de 80 anos de idade ou mais (48,1%). Quase dois terços das internações foram devidos a overdoses não intencionais (65,7%). Quatro medicamentos ou tipos de medicamentos foram implicados, sozinhos ou em combinações, a 67,0% das internações: varfarina (33,3%), insulinas (13,9%), agentes antiplaquetários orais (13,3%) e agentes hipoglicemiantes orais (10,7%). Medicamentos de alto risco foram implicados em apenas 1,2% das internações.”
Os autores concluíram: “A maioria das internações de emergência devido a efeitos adversos a medicamentos em adultos mais velhos resultaram de alguns medicamentos comumente utilizados, e relativamente poucos resultaram de medicamentos tipicamente designados como de alto risco ou inapropriados. Melhoria na gestão de medicamentos antitrombóticos e antidiabéticos possuem o potencial para reduzir internações por efeitos adversos a medicamentos em adultos mais velhos.”

Estes resultados desafiam crenças populares sobre efeitos adversos de medicamentos nos idosos.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 365:2002-2012, 24 de novembro de 2011 © 2011 para Massachusetts Medical Socisty
Internações de Emergência para Efeitos Adversos de Medicamentos e Idosos Americanos. Daniel S. Budnitz, Maribeth C. Lovegrove, Nadine Shehab, and Chesley L. Richards. Correspondência para: Dr. Budnitz: dbudnitz@cdc.gov

Categoria: A. Geral/Não especificado. Palavras-chave: efeitos adversos de medicamentos, idosos, varfarina, insulina, agentes antiplaquetários, agentes hipoglicemiantes orais, pesquisa de base populacional, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 13 de dezembro de 2011