19 DE MAIO: Dia Mundial da Médica e do Médico de Família e Comunidade

16 de maio de 2022

O Dia Mundial da Médica e do Médico de Família e Comunidade – 19 de maio – foi criado pela WONCA (World Organization of Family Doctors) em 2010 e tornou-se uma data para destacar o papel e a contribuição desses profissionais e das equipes de atenção primária nos sistemas de saúde em todo o mundo.

Esta é a oportunidade perfeita para celebrarmos aquelas e aqueles que prestam cuidados de saúde pessoais, abrangentes e contínuos para toda a população. É também uma chance de celebrar o progresso feito na Medicina de Família e Comunidade e as contribuições especiais das equipes de cuidados primários em todo o mundo.

A SBMFC integra a rede WONCA e se soma a essa inciativa mundial. Temos o prazer de anunciar o tema deste ano: Médica e Médico de Família e Comunidade, Sempre Perto para Cuidar!

Os 3 pilares do Dia Mundial da Médica e do Médico de Família e Comunidade – 2022

SEMPRE

As médicas e os médicos de Família e Comunidade estão presentes em todos os momentos e a continuidade é uma característica fundamental do seu trabalho. Prestam cuidados contínuos em todas as fases da vida dos pacientes e nos grandes e pequenos momentos. A continuidade também está presente no cuidado por meio do acompanhamento contínuo realizado aos pacientes, onde a articulação com outros níveis de atenção e profissionais de saúde é fundamental. Por fim, a continuidade representa sua constante preparação e desenvolvimento de habilidades, pesquisa ininterrupta e capacidade de adaptação e construção de resiliência às mudanças, tecnologias, metodologias e estratégias educacionais.

PERTO

As médicas e os médicos de Família e Comunidade e profissionais de cuidados primários estão lá, onde e quando necessário. Sempre na linha de frente — em guerras, crises de saúde e tempos de paz. Fazem parte das comunidades com as quais trabalham, alcançando e interagindo proativamente com os membros, compartilhando seus valores fundamentais, criando uma conexão única com seus pacientes e construindo laços de confiança.

CUIDADO

Prestar cuidados acessíveis, equitativos, sustentáveis e de alta qualidade é a razão de ser das médicas e dos médicos de Família e Comunidade. Ser médica e médico de Família e Comunidade é um privilégio e uma responsabilidade, cuidando sempre das pessoas e providenciando o necessário para o seu bem-estar e proteção, identificando as necessidades dos seus doentes para garantir o direito fundamental à saúde.

Faça parte do Dia Mundial da Médica e do Médico de Família e Comunidade – 2022!

Na próxima quinta-feira, dia 19 de maio de 2022, convidamos as médicas e os médicos de Família e Comunidade a postarem fotos e vídeos no exercício da profissão.

Marquem o perfil da SBMFC (@sbmfc) e usem as hashtags da campanha: 

#SemprePertoPraCuidar
#DiaMundialMFC

PARTICIPE!