Aberta seleção de MFCs para construção das EPAS dos programas de residência

5 de janeiro de 2024

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) lançou *edital para formar um banco de especialistas que será responsável por construir as Entrustable Professional Activites (EPAS) dos programas de Residência da especialidade (PRMFC).

As EPAS são as práticas que podem ser confiadas a um residente assim que tenha demonstrado competência para executá-la sem supervisão. Enquanto as competências se referem a qualidades pessoais do indivíduo em formação, as EPAS referem-se às tarefas a serem realizadas dentro de determinada especialidade. Dessa forma facilitam a observação e mensuração da evolução do residente na sua prática.

A proposta da SBMFC é construir as EPAS dos PRMFC no Brasil, a partir da Técnica do Grupo Nominal, também conhecida como Painel de Especialistas, e, posteriormente, validação com um estudo Delphi.

O Painel de Especialistas deverá ser composto por 10 membros, sendo dois por região do país, e por colaboradores do estudo Delphi. Os selecionados passarão por formação proporcionada pela SBMFC. A atividade não será remunerada.

 

Inscrição

Podem participar do processo médicas(os) de Família e Comunidade com no mínimo dois anos de titulação e que tenham atuado (1) na preceptoria ou supervisão de PRMFCs e (2) na assistência direta à saúde no SUS como MFC.

As inscrições foram prorrogadas e devem ser feitas até o próximo dia 20 de janeiro por meio do preenchimento deste formulário

Acesse o edital na íntegra.