Coordenadores do Prêmio SBMFC em Defesa do SUS divulgam banca de avaliação dos vídeos

19 de novembro de 2020

O Prêmio SBMFC em Defesa do SUS tem como objetivo informar sobre o que é o Sistema Único de Saúde, assim como valor que ele tem para cada brasileira e brasileiro. Propositalmente, o prêmio foi instituído em 2020, quando se comemora os 30 anos da sua regulamentação.

A iniciativa irá premiar vídeos que mostrem e reforcem a importância do SUS em um momento de ameaça. Os materiais foram inscritos até dia 15 de novembro e já estão em análise pela banca de avaliação composta por profissionais de diferentes áreas e que em sua trajetória profissional tem demonstrado atuação na defesa do nosso sistema.

À frente da organização estão Maria Inez Padula Anderson, diretora científica da SBMFC, médica de família e comunidade, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela UERJ, Professora Adjunta do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária – DMIF (FCM/UERJ). Coordenadora da Residência Medicina de Família e Comunidade da FCM/UERJ e Ricardo Heinzelmann, Médico de Família e Comunidade, mestre em Epidemiologia (UFRGS). Professor do Internato em APS do Curso de Medicina da UFSM, Diretor de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Os membros da banca de avaliação dos vídeos são:

Ana Petta
Atriz brasileira, formada pela Universidade de São Paulo em Artes Cênicas e tem experiência há mais de dez anos como atriz nas áreas de teatro, cinema e televisão. Atua como a médica Laura na série Unidade Básica, na qual também é criadora.

Cláudia Collucci
Repórter especial da Folha de São Paulo. Trabalhou nos cadernos regionais, em Cotidiano e na editoria de Treinamento. É mestre em história da ciência pela PUC-SP e pós-graduada em gestão de saúde pela FGV. Escreve sobre saúde e assina uma coluna semanal sobre o tema.

Renato Tasca
Médico sanitarista pela Universidade de Turim, Itália.
Foi coordenador do projeto Distrito Sanitário de Pau da Lima, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia – SESAB com a Cooperação Italiana.
Foi assessor de sistemas e serviços de saúde da OPAS entre 2008 e 2020. Coordenou o Programa Mais Médicos para o Brasil. Trabalhou em iniciativas de inovação da gestão pública na Itália e como coordenador de outros projetos de cooperação técnica na área da saúde com várias instituições internacionais em países da América Latina e da África.

Vitor Ribeiro
Diretor de Programa da Witness Brasil e fundador da plataforma Bombozila.com. Documentarista e Comunicador com 15 anos de experiência em mídias alternativas. Victor promoveu treinamentos e consultorias com comunidades e grupos para melhorar a qualidade da coleta de evidências audiovisuais para denúncias de violações de direitos humanos. Dirigiu 5 documentários sobre a proteção de territórios e populações.

A premiação será divulgada em evento virtual na data de 5 de dezembro, Dia do Médico e Médica de Família e Comunidade, com divulgação que será feita em breve.

Mais informações podem ser consultadas na página: https://www.sbmfc.org.br/premio-sbmfc-sus/