Entidades se unem para Brasil alcançar 90% de cobertura vacinal

26 de abril de 2023

A Aliança pela Saúde no Brasil (ASB) inaugurou sua Agenda 2023 com o tema “Desafios para a Vacinação no Brasil: Ações Necessárias do Setor Saúde e Contribuições da Sociedade Civil”.

Em reunião ordinária do Comitê Interno da ASB, as entidades aliadas produziram um documento analisando o cenário e elencando propostas concretas  para que o Brasil atinja a meta de 90% de cobertura vacinal no país. Este foi um desafio estabelecido pelo Ministério da Saúde ao lançar, em fevereiro de 2023, o Movimento Nacional pela Vacinação.

O documento foi elaborado por Marcia Bandini (ASB), Luciana Rodrigues Silva (Associação Médica Brasileira – AMB), Renato Kfouri (Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm), Clóvis Constantino (Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP), Alberto Chebabo (Sociedade Brasileira de Infectologia – SBI) e Zeliete Zambon (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – SBMFC).

Conheça as propostas:

  • Que a ASB e as entidades aliadas possam desenvolver ações e campanhas descentralizada para reduzir a hesitação vacinal, combater a desinformação (fake news).
  • Que todas as Sociedades de Especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira (AMB) promovam campanhas, cursos ou publiquem informações relevantes e customizadas para os médicos especialistas, de modo sistemático, para que todos estejam engajados e bem informados sobre as vacinas.
  • Que a AMB apoie tecnicamente a ASB desenvolvendo mensagens para todos os profissionais de saúde e em especial os médicos, independente de sua filiação associativa e em todos os níveis de complexidade e pontos das Redes de Atenção à Saúde (RAS), com o objetivo de aumentar o engajamento desses profissionais na defesa da vacinação.
  • Que a AMB contribua com o Movimento Nacional pela Vacinação, diretamente e/ou através de ações coordenadas com as Sociedades de Especialidades e Federadas.
  • Que o poder público desenvolva, de modo sistematizado, campanhas para promover a vacinação para todas as faixas etárias da população, visto que a comunicação eficiente é uma importante ferramenta de educação em saúde.
  • Que o poder público desenvolva tutoriais e/ou cursos de capacitação para qualificar os profissionais das salas de vacinação, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
  • Que o poder público garanta a disponibilidade de vacinas nos serviços de saúde, incluindo ampliação e flexibilização dos horários de aplicação das vacinas.
  • Que o poder público possa garantir profissionais de saúde capacitados e em número suficiente às necessidades dos serviços de saúde, inclusive para assegurar a disponibilização de dados confiáveis nos sistemas de informação.
  • Que a ASB busque ampliar sua rede de entidades aliadas, em especial no setor da educação em todos os níveis, desde o ensino fundamental até o ensino universitário, para desenvolver campanhas voltadas para professores, estudantes e profissionais afins.
  • Que a ASB contribua com campanhas voltadas para a sociedade em geral, para combater as notícias falsas (fake news) e para reduzir a hesitação vacinal, com a contribuição e apoio do poder público.