Manual de Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa para APS é lançado

15 de dezembro de 2023

O Manual de Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa para a Atenção Primária à Saúde foi lançado durante a II Conferência Nacional da Planificação da Atenção à Saúde, realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro, em formato híbrido.

O documento é fruto de uma parceria que a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) estabeleceu com os conselhos nacionais de secretários de saúde estaduais (Conass) e municipais (Conasems) e com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), com colaboração da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

“A população vem envelhecendo e é muito importante que os médicos e os demais profissionais de atenção primária estejam aptos para poder fazer um atendimento adequado, aplicando determinadas ferramentas para a triagem de determinados problemas de saúde mais prevalentes, identificando um paciente idoso mais robusto e um mais frágil Tenho certeza que esse manual dará grandes contribuições para esse atendimento”, destaca o vice-presidente da SBMFC, Marco Tulio Aguiar.

O manual faz a apresentação de alguns instrumentos de estratificação de risco como o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF 20) e o Programa de Atenção Integrada para a Pessoa Idosa (ICOPE-OMS), além das escalas Coelho e Savassi e Ribeiro e Fiúza, muito utilizados pela MFC. O documento também propõe estratégias direcionadas à Linha de Cuidado da Pessoa Idosa, tanto para a organização da Rede de Atenção à Saúde, como também para o manejo clínico.

A fragilidade e os desafios da multimorbidade também são apresentados por representarem novos desafios para as Redes de Atenção à Saúde, em virtude do rápido envelhecimento populacional percebido no Brasil. Todas as intervenções são exemplificadas em dez casos clínicos que ilustram as estratégias sugeridas para a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na RAS.

Marco Tulio Aguiar destaca que a elaboração do material foi feita a várias mãos sob a coordenação do professor Edgar Nunes. Pela SBMFC, contribuíram, além do vice-presidente, as(os) diretoras(es) Inez Padula, Leonardo Savassi e Marcelo Dalla.