Matriz de Competências de MFC é publicada pelo MEC

8 de agosto de 2019

*Por Bárbara Barreiros, diretora do Departamento de Residência e Isabel Brandão, diretora de Residência Médica Pós- Graduação Lato Sensu da SBMFC 

Na última segunda feira, 5 de Agosto, foi publicada a Matriz de Competências de Medicina de Família e Comunidade, aprovada em dezembro de 2017 em plenária da CNRM.

A Comissão Nacional de Residência Médica vem desenvolvendo a produção de matriz de competência de todas especialidades médicas, qualificando assim a formação ideal e adequada em cada especialidade. A matriz publicada apresenta os requisitos mínimos dos Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade com o objetivo de estabelecer formal e organizadamente princípios, fundamentos, procedimentos e finalidades de formação em MFC. Sua publicação e utilização para organização de novos programas assim como para avaliação de programas já existentes é imprescindível para a qualidade de formação dos médicos especialistas em MFC.

O embrião desta matriz foi o Workshop dos canadenses realizado no Brasil (Rio de Janeiro) em maio de 2014, com apoio do Ministério da Saúde de Secretaria Municipal de Saúde do Rio de janeiro. Os professores da Universidade de Toronto, Cinthia Whitehead, Karl Igran e Perle Feldman estimularam a construção do Currículo Baseado em Competências (CBC) brasileiro por ser um modelo que permite a formação de médicos especialistas através do treinamento em programas de residência de MFC com alto padrão.

O CBC da SBMFC (2014) foi e ainda é o norte para a construção da programação teórica e atividades práticas dos PRMMFC no
Brasil. Ainda, auxilia o já especialista no seu desenvolvimento profissional e na busca para um cuidado e resolutividade adequados.

Uma nova versão do CBC da SBMFC está sendo preparada, porém ainda deve passar por mais uma rodada Delphi, consulta pública e revisão final com especialistas para então ser publicada e auxiliar, junto com a matriz publicada, na construção das competências adequadas ao MFC de excelência.

 

Confira a publicação no site do MEC: MATRIZ DE COMPETÊNCIAS EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE