MFC brasileira lança dois livros didáticos sobre saúde planetária nos EUA

10 de novembro de 2022

Dois livros didáticos sobre educação em saúde planetária foram lançados durante a Conferência Anual de Saúde Planetária, realizada em Boston (EUA) entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Os livros podem ser baixados gratuitamente no site do TelessaúdeRS.

Ambos os materiais são fruto do mestrado da médica de família e comunidade (MFC) Rafaela Zandavalli, orientada pelos professores Tatiana Camargo e Airton Stein.

“As publicações estimulam que docentes que as utilizem ou que escrevam novos casos clínicos com as lentes da saúde planetária compartilhem sua experiência no blog edplanetaryhealth.blogspot.com. Queremos enriquecer as inspirações educativas no assunto e fomentar sua inserção nos espaços de ensino”, explicou Zandavalli.

Os MFCs Alan Abelson, Enrique Barros e Mayara Floss também fizeram parte do time de colaboradores destes materiais didáticos.

Os livros

Ambos os livros estão possuem versões em português e inglês. O Volume 1 leva o título de ‘Pessoa e Clínica sob as Lentes da Saúde Planetária: Roteiro para Educação na Graduação da Área da Saúde’. A obra tem maior enfoque para aplicação com estudantes de graduação e já está sendo implementado na Faculdade de Medicina da UFRGS.

O Volume 2 é intitulado ‘Pessoa e Clínica sob as Lentes da Saúde Planetária: Casos Clínicos para Atividades Educativas’ e pode ser aplicado com alunos de graduação, pós-graduação, residência ou profissionais da saúde formados. Ele já foi utilizado em aulas das faculdades de medicina da UNESP-Botucatu e da UFCSPA, além da residência médica em MFC e multiprofissional de Florianópolis.

Baixe os livros:
Volume 1 – Português / Inglês
Volume 2 – Português / Inglês