MFC na Conferência Nacional de Saúde

29 de junho de 2023

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada entre os dias 3 e 5 de julho de 2023, em Brasília, Distrito Federal, sob organização do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da Saúde (MS). Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, debaterá eixos que visam ao fortalecimento e aprimoramento do Sistema Único de Saúde visando ao desenvolvimento da assistência e à qualidade de vida dos brasileiros.

A SBMFC será representada pela sua presidente, Zeliete Linhares Leite Zambon, e pelo diretor administrativo financeiro, Fabiano Gonçalves Guimarães, na condição de delegados, com direito a voz e voto.

Fabiano, a propósito, participou de todo o processo de debates que culmina agora com a Conferência. Sua avaliação é a de que foram etapas produtivas, com ampla participação da população usuária dos serviços, dos trabalhadores da saúde, inclusive com gestores especialmente convidados:

“O mote desta edição já é bastante sugestivo: ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia’, pontua ele. “Importante lembrar que a gente vem justamente de um período no qual a participação popular foi deixada de lado. Durante os quatro anos mais recentes, pouco se falou de participação popular, mas fomos resilientes. Isso foi fundamental para que o SUS pudesse seguir se organizando, especialmente no período da pandemia. Agora essa população volta a ter voz e quer ser ouvida para construir as políticas públicas de saúde para os próximos anos”.

O diretor da SBMFC está convicto de que as discussões serão proveitosas e propiciarão avanços para a saúde. Ele destaca que as médicas e médicos de família e comunidade têm papel relevante como protagonistas da atenção primária.

Atenção primária essa, finaliza Fabiano, que “deve continuar sendo a ordenadora do sistema de saúde do nosso País”.

A 17ª Conferência deverá reunir aproximadamente 6.000 delegados para debater, aprovar e deliberar propostas com potencial a serem contempladas no próximo ciclo de planejamento da União. A ideia é que sirvam de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027. Confira aqui a programação.