“O livro se atravessa pela minha formação e decisão de ser MFC”, conta finalista do Jabuti

22 de novembro de 2023

O livro “Diário dos Abraços” de autoria da médica de família e comunidade (MFC) Mayara Floss foi selecionado entre os 10 finalistas do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Crônica.

A obra, de acordo com a Editora Coragem, responsável pela publicação, é um diário com dez anos de histórias de uma então estudante de medicina narrando momentos de aprendizado, curiosidade, contatos humanos e cuidado.

Em entrevista ao site da SBMFC, Mayara Floss conta um pouco mais sobre o livro, sobre como ele dialoga com a especialidade e sobre sua veia literária.

Como está se sentido com essa indicação?
Foi uma surpresa, estava atendendo os pacientes e demorei para entender o que estava acontecendo quando as mensagens sobre a Indicação do Diário dos Abraços no Prêmio Jabuti começaram a chegar. Saber que o livro chegou tão longe vindo de uma pequena editora, a Coragem, e construído com tanto carinho é incrível. Estou feliz com a indicação.

Conte um pouco sobre a obra. Como surgiu a ideia?
Escrevi este livro porque queria ter lido algo assim quando era estudante. São crônicas da minha formação. Já estava organizando histórias desde o primeiro ano da faculdade e um encontro com Eduardo Galeano foi a provocação para sistematizar elas no livro. A primeira versão do diário estava pronta em 2017 e desde então foi um processo cuidadoso de revisão, escrita e seleção. Além de muito estudo para conseguir traduzir e comunicar para o leitor este sentimento de mundo e das experiências que tive.

Como o livro dialoga com o seu cotidiano de MFC?
Meu tempo de faculdade foi alongado pela experiência do Ciência Sem Fronteiras na Irlanda e lá estagiei com um MFC rural em uma região de arquipélagos. Ali descobri a MFC rural e já vinha de uma formação que se construiu muito através da educação popular e os projetos de extensão. Nos últimos meses da graduação consegui juntar férias e estágios eletivos para conhecer a APS do interior do país em um mochilão. Na época enviei uma mensagem para o grupo de trabalho rural e recebi alguns e-mails e preceptores me guiaram por essa costura do Brasil. Então, o livro se atravessa pela minha formação e decisão de ser MFC.

Você é uma MFC que se dedica muito à divulgação científica e à comunicação. Esse livro diálogo com esse seu trabalho?
O Diário dos Abraços certamente dialoga com uma comunicação de um Brasil das periferias, do interior rural, por onde se atravessa o SUS. E de certa forma descortina realidades e reflexões sobre estes lugares. Porém, usa uma outra linguagem, a da literatura, para comunicar.

Como conseguir o livro?
O Diário dos Abraços está disponível em versão digital aqui e física aqui, ambas no site da Editora Coragem. Convido todas as pessoas à leitura. Espero que seja como um abraço acolhedor.