RBMFC convoca residentes a publicarem produção científica

16 de fevereiro de 2024

A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) publicou um novo chamado para autoras e autores submeterem artigos para a seção especial “Produção Acadêmica de Programas Brasileiros de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Brasil”.

“Estamos dando sequência a esta iniciativa criada no ano passado com o objetivo de valorizar os Trabalhos de Conclusão de Residência (TCRs) de Medicina de Família e Comunidade e potencializar a sua divulgação. A primeira experiência foi exitosa, teve muito boa adesão e premiamos os três artigos mais destacados. Este ano esperamos resultados ainda melhores, dando mais visibilidade para esta produção acadêmica tão difícil de se realizar, devido ao dia a dia puxado das e dos residentes”, destacou a diretora Científica e de Desenvolvimento Profissional Contínuo da SBMFC, Inez Padula.

Os artigos para esta seção podem ser enviados até 8 de abril de 2024, por meio do site da RBMFC. Eles devem seguir as normas para publicação de artigos da RBMFC.

Confira a Chamada Pública aqui.

Chamada anterior

Em 16 de maio de 2023, a RBMFC lançou o primeiro chamado para seção dedicada especialmente à produção acadêmica das Residências de MFC. Ao todo, 44 artigos foram recebidos e avaliados, sendo 22 selecionados e publicados pela revista.

Os três artigos mais bem avaliados receberam menção honrosa durante o 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), realizado em Fortaleza (CE) entre 20 e 23 de setembro de 2023, e, no último 5 de dezembro – Dia Nacional da Médica e do Médico de Família e Comunidade –, o público pode conhecer os profissionais por trás dos artigos em live promovida no Instagram da SBMFC.

Todos os três ganharam isenção da inscrição para participar do 18° CBMFC, a acontecer em Manaus em 2025.

Saiba mais sobre os trabalhos premiados aqui.