Como profissionais de saúde devem se proteger do corona vírus (Covid-19)

17 de março de 2020

De todos os serviços afetados e com dispensa, o de saúde se mantém com a atuação de todos os profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, Hospitais, clínicas e serviços de emergência. 

Por mais que órgãos e entidades tenham se manifestado sobre a busca do serviços apenas em casos graves e realmente necessários, o fluxo de pacientes pode aumentar a cada dia. 

O papel da APS/ESF é o de assumir papel resolutivo frente aos casos leves e de identificação precoce e encaminhamento rápido e correto dos casos graves, mantendo a coordenação do cuidado destes últimos. 

O manejo diagnóstico e terapêutico de pessoas com suspeita de infecção respiratória caracterizada como Síndrome Gripal, causada por COVID-19 ou não, no contexto da APS/ESF incluiu os passos a seguir: 

1- Identificação de caso suspeito de Síndrome Gripal e de COVID-19 

2- Medidas para evitar contágio na UBS 

3- Classificação do caso e estratificação da gravidade da Síndrome Gripal 

4- Casos leves: manejo terapêutico e isolamento domiciliar 

5- Casos graves: estabilização e encaminhamento a serviços de urgência/ emergência ou hospitalares 

6- Notificação imediata

7- Monitoramento clínico 

8- Medidas de prevenção comunitária e apoio à vigilância ativa. 

Por isso, a SBMFC visando preservar a saúde das médicas e médicos da família e comunidade e profissionais que atuam na APS reforça as seguintes orientações durante o atendimento e permanência no local de atendimento: 

  • Para a contenção respiratória utilizar: máscara cirúrgica; Uso de luvas, gorro e aventais descartáveis; Lavar as mãos com frequência; Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. 
  • Para procedimentos produtores de aerossóis usar máscara N95/PFF2.
  • Todo profissional que atender os pacientes com suspeita de Síndrome Gripal deve usar EPIs e adotar as medidas para evitar contágio, conforme indicado acima. Atenção para os cuidados que devem ser tomados em relação ao uso de máscara cirúrgica
  • Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e o nariz e amarre com segurança para minimizar as lacunas entre o rosto e a máscara; 
  • Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la; 
  • Remova a máscara usando técnica apropriada (ou seja, não toque na frente, mas remova o laço ou nó da parte posterior); 
  • Após a remoção, ou sempre que tocar em uma máscara usada, higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel, se visivelmente suja; 
  • Substitua a máscara por uma nova máscara limpa e seca assim que estiver úmida ou danificada; 
  • Não reutilize máscaras descartáveis; 
  • Descarte em local apropriado as máscaras após cada uso; – Troque de máscara após atender novos pacientes. 

 

Referência: 

PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – Brasília – DF Março de 2020 Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) – Ministério da Saúde.