RBMFC faz chamada para produção acadêmica de Residências

16 de maio de 2023

A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) está preparando uma edição especial dedicada à produção acadêmica de programas brasileiros de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Brasil (RMMFC). A chamada pública convida autoras e autores a enviarem artigos originais até 15 de julho deste ano

“O objetivo principal é provocar as e os residentes a enviarem seus Trabalhos de Conclusão de Residência (TCRs) e valorizar essa produção. Sabemos que as Residências consomem muito tempo, dificultando o trabalho acadêmico e sua divulgação. Nós estamos criando um espaço especial para os TCRs e a ideia é repeti-lo todos os anos”, destacou a diretora Científica e de Desenvolvimento Profissional Contínuo da SBMFC, Inez Padula.

A seleção de artigos será feita por um comitê de avaliação formado especificamente para esta edição. Os critérios de análise serão:

(a) tema inovador;
(b) relevância do trabalho para o cuidado em saúde na prática cotidiana da MFC;
(c) clareza dos objetivos e adequação do texto;
(d) relação com um ou mais eixos estruturantes da MFC: abordagem centrada na pessoa na perspectiva sistêmica; abordagem familiar; abordagem comunitária; gestão, ensino e pesquisa no âmbito da MFC.

Além da publicação no número especial, os três artigos mais bem avaliados serão divulgados e receberão menção honrosa durante o 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), a ser realizado em Fortaleza (CE) entre 20 e 23 de setembro de 2023.

Acesse a chamada pública para seção especial “Produção Acadêmica de Programas Brasileiros de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Brasil”.