SBMFC, Associações Estaduais de MFC e Programas de Residência de especialidade, produzem moção sobre a complementação de bolsas

20 de setembro de 2019

Entre os dias 13 e 14 de setembro, foi realizado o Encontro de Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade de Minas Gerais 2019, em Viçosa, Minas Gerais. Durante o evento que debateu avanços e desafios da Medicina de Família e Comunidade (MFC) em Minas Gerais e no Brasil, em especial dos programas de residência médica da especialidade, foi produzida monção de apoio à Emenda para Complementação de Bolsas dos Programas de Residência de Medicina de Família e Comunidade no Programa Médicos Pelo Brasil. O documento foi assinado pela SBMFC e as associações estaduais de Medicina de Família e Comunidade, além de diversos programas de residência de Medicina de Família e Comunidade. Para conferir a moção na íntegra, clique: Mocão de Apoio a Complementação da Bolsa dos Residentes MFC

O Encontro, organizado pela Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade, com apoio do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa e da SBMFC, representada pelo presidente Daniel Knupp e Leandro David, diretor de pós-graduação stricto, reuniu mais de 100 participantes. Entre os temas abordados em oficinas e mesas-redondas, estavam Residência e rede: como garantir acesso e qualidade para usuários, residentes e profissionais?; formação de MFCs para a abordagem de populações negligenciadas; Estratégias de formação; Abordagem da dor mecânica com agulhamento; Intervenções psicossociais baseadas em mindfullness e psicologia positiva; Ferramentas de feedback avaliação de/em RMMFC;  Cuidados Paliativos e Ferramentas de P4. 

“O Encontro dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Minas Gerais se tornou uma tradição. Ele acontece anualmente e nele abordamos temas relevantes para nossa área. Neste ano, o nosso foco foi em debates para qualificação da formação em MFC! Tivemos momentos ricos de troca de experiências, com mesas de discussão e oficinas que levaram ao fortalecimento da MFC em Minas Gerais e propiciará um melhor cuidado a população”, Lidiane Vilela, presidente da AMMFC. 

Devido à relevância da moção, a SBMFC direcionou a moção e ofício aos senadores e deputados membros da Comissão Mista da Medida Provisória n° 890, de 2019, que institui o Programa Médicos pelo Brasil, ressaltando a relevância da discussão, do tema para a saúde pública do país e pela busca pelo desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde no país.

A SBMFC informa aos associados que está atuando e contribuindo diretamente com a Comissão Mista, participando das audiências públicas nos órgãos correspondentes para formulação de um programa que atende as necessidades da população usuária do SUS, de acordo com os princípios estabelecidos pela Atenção Primária.